O prefeito de Toronto, Rob Ford, admitiu nesta segunda-feira ter ficado bêbado em público e pediu perdão por “seus erros”, mas também disse que nem por isso pensa em renunciar a seu cargo.

Poucos dias depois de a polícia confirmar a existência de um vídeo no qual aparece fumando crack, Ford utilizou seu programa semanal de rádio para pedir desculpas à população e admitiu ter cometido “erros”. No entanto, o prefeito, que negou sempre a existência desse vídeo, ainda insiste que nunca consumiu crack.

“Sinceramente, peço desculpas a minha família, aos cidadãos, aos contribuintes desta grande cidade”, disse o prefeito de Toronto, se comprometendo a moderar seu estilo de vida. “Vou lutar como ninguém antes de ganhar as próximas eleições”, em outubro de 2014, reforçou Ford, após meses de polêmica.

Em entrevista coletiva, o chefe de polícia de Toronto, Bill Blair, confirmou na quinta-feira passada o que meios de comunicação do e Estados Unidos publicaram há meses depois que um suposto traficante de drogas mostrou o vídeo de Ford ao jornal Toronto Star. O traficante solicitou US$ 200 mil ao jornal, que se negou a pagar, motivo pelo qual seus redatores só puderam ver o vídeo em um telefone celular.

Após meses de especulações, Blair reconheceu que o vídeo estava em posse da polícia desde o dia 13 de junho e que foi localizado em um dos computadores apreendidos como parte de uma ampla investigação contra o tráfico de drogas em Toronto.