Prefeito de Dourados quer ônibus com chip e ar condicionado para o transporte público
O prefeito de Dourados, Murilo Zauith (PMDB), elencou algumas exigências para a nova concorrência pública do transporte coletivo do município. Entre as exigências que serão feitas está à instalação de chip nos ônibus para permitir ao passageiro baixar um aplicativo no smartphone ou tablet e dessa forma acompanhar o itinerário. “Sim isso é possível e […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O prefeito de Dourados, Murilo Zauith (PMDB), elencou algumas exigências para a nova concorrência pública do transporte coletivo do município. Entre as exigências que serão feitas está à instalação de chip nos ônibus para permitir ao passageiro baixar um aplicativo no smartphone ou tablet e dessa forma acompanhar o itinerário.
“Sim isso é possível e já existe em alguns municípios e vamos exigir para Dourados também, porque nossa população merece o que há de melhor”, afirmou o prefeito Murilo em entrevista à rádio Grande FM no último sábado.
Segundo o prefeito, a nova licitação será feita pela prefeitura com base no novo modelo que está sendo elaborado. Outras exigências serão ônibus novos e equipados com ar condicionado.
“As outras administrações apenas renovaram o contrato da atual concessionária, mas nós decidimos congelar a tarifa há quase dois anos e estamos buscando um novo modelo de transporte público para a cidade. Contratamos uma empresa especializada que está levantando todas as demandas, todas as linhas onde os ônibus vão passar a frequência dos ônibus”, afirmou Murilo.
Segundo o prefeito, quando o novo modelo estiver pronto a prefeitura vai abrir concorrência. “A empresa de ônibus que vencer essa licitação precisa ter a garantia de um contrato assinado para poder financiar os ônibus. O BNDES possui uma linha de financiamento própria para ônibus, mas só financia se a empresa tiver um contrato que dê cobertura”.
Murilo disse que Dourados saiu na frente na discussão de temas que só agora entraram na pauta nacional, como o transporte urbano e mobilidade urbana. “Ainda em 2011 protocolamos R$ 50 milhões no Ministério das Cidades para mobilidade urbana”, . Como a pauta nacional é essa, hoje eu vejo vários prefeitos discutindo essa questão, mas nós saímos na frente e o dinheiro já está lá na Caixa, os projetos já estão prontos. Vamos ter um valor dentro desse montante para reforma de pontos de ônibus e asfalto das linhas de ônibus. A cidade terá mais dois terminais de ônibus”.
O prefeito disse que nesta semana recebeu ofício dos manifestantes pedindo transporte urbano gratuito para todos os douradenses e municipalização do transporte coletivo. “Eu também sou a favor. Convido os estudantes a participarem da comissão que está discutindo o modelo de transporte e vamos colocar essas reivindicações na pauta. Se dermos conta de montar uma empresa pública e essa empresa rodar a cidade toda levando as pessoas de um lado para o outro gratuitamente, seremos um modelo para o mundo”, afirmou o prefeito.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
CNDI aprova moção crítica à elevação dos juros pelo Banco Central
A elevação da Selic para 12,25% ao ano foi criticada pelo setor produtivo
Investigação do RS contra lavagem de dinheiro do narcotráfico tem mandado cumprido em MS
A ofensiva contou com apoio operacional de 200 policiais civis gaúchos e de outros quatro Estados
Caminhão carregado de cerveja derruba carga; população tenta saquear as bebidas
Não houve feridos, segundo a Polícia Rodoviária Federal
Polícia realiza fiscalização contra furto de gado e crime ambiental no Pantanal
Foram realizados levantamentos aéreos e terrestres em propriedades rurais
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.