Prefeito afirma que índios comem carne de cachorro para não abater gado de fazendas
Em visita a Campo Grande, o prefeito de Japorã, Vanderlei Bispo (PT), denunciou aos deputados estaduais em sessão desta quinta-feira (31) na Assembleia Legislativa, que os índios de sua região têm se alimentado de cachorros, para não abater gados de propriedades rurais que estão ocupadas. “Em Japorã não ocorre violência nas ocupações como dizem. Não […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em visita a Campo Grande, o prefeito de Japorã, Vanderlei Bispo (PT), denunciou aos deputados estaduais em sessão desta quinta-feira (31) na Assembleia Legislativa, que os índios de sua região têm se alimentado de cachorros, para não abater gados de propriedades rurais que estão ocupadas.
“Em Japorã não ocorre violência nas ocupações como dizem. Não ocorre roubos. Pasmem, eu vi indígenas abatendo cachorros para se alimentar e não abater o gado do produtor. Os índios não querem conflitos, eles querem um lugar que possam cultivar, trabalhar e criar suas famílias”, afirmou.
Segundo o prefeito em apenas uma fazenda que está ocupada houve o abate ilegal de 10 cabeças de gado por pessoas que não participavam da ocupação e sem o consentimento dos indígenas que lá estavam.
“E olha que neste local tem cinco mil indígenas cercados de gado. Até ontem, por volta do meio dia que eu estive lá andando pelas aldeias, não há nenhum registro de refém ou violência nos locais ocupados”, destacou Bispo.
O prefeito de Japorã compartilha da ideia de solução para os conflitos pela terra que é o ressarcimento aos produtores que tiverem as propriedades doadas aos indígenas. “Se qualquer proprietário ouvir os indígenas, eles precisam da terra e o fazendeiro precisa do dinheiro. Não estamos dando a terra somente por questão indigenista, mas sim por questão de vida”, alegou.
O petista ainda criticou o Governo Federal. “A mesma União que deu o título de propriedade é a mesma que agora fala que é indígena. Lá em Japorã os índios só pedem 7 mil hectares. Tem uma propriedade que a prefeitura fez um convênio e preparou a terra para eles plantaram e a Funai entraria com as sementes, mas até hoje nenhuma semente chegou lá. Tudo para o índio é mais difícil”, argumentou.
Para exemplificar, o prefeito concluiu sua fala explicando que o Goveno Federal tem exigido o documento Dapi, que comprova ser produtor rural para os índios e já não exige mais aos produtores rurais assentados pelo Incra-MS.
Notícias mais lidas agora
- Professor é assassinado a pauladas e facadas e Jeep é levado por criminoso no São Francisco
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
Últimas Notícias
Bolsa Família: beneficiários com NIS final 4 recebem parcela de dezembro nesta sexta-feira
Em Mato Grosso do Sul, cerca de 204 mil famílias recebem o Bolsa Família
Professor tinha viagem marcada com irmã para show em SP quando teve corpo encontrado em casa
Professor foi assassinado a facadas e pauladas
Semana encerra com 2.138 vagas de emprego na Funsat de Campo Grande
As vagas abrangem diferentes áreas e níveis de escolaridade
Tatá Werneck quebra o silêncio após ser acusada de assediar ex-colega de trabalho
Após ser acusada de assédio moral, Tatá Werneck quebra o silêncio e rebate denúncia do ex-assistente de direção do Lady Night
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.