Prazo para remoção de armas químicas da Síria não será cumprido, diz OPAQ e ONU
O prazo fixado para a remoção do material mais importante de armas químicas da Síria, para posterior destruição, não será cumprido devido a dificuldades técnicas, afirmou a Missão Conjunta da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) e das Nações Unidas no sábado (28). Os preparativos para o transporte desses materiais continuam em andamento, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O prazo fixado para a remoção do material mais importante de armas químicas da Síria, para posterior destruição, não será cumprido devido a dificuldades técnicas, afirmou a Missão Conjunta da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) e das Nações Unidas no sábado (28).
Os preparativos para o transporte desses materiais continuam em andamento, afirmou a Missão Conjunta em um comunicado emitido na cidade portuária de Latakia, na Síria. “No entanto, nesta fase, o transporte do material químico mais crítico antes do dia 31 de dezembro é improvável.”
No final de outubro, o governo sírio destruiu equipamentos de produção de armas químicas importantes, tornando-os inoperantes. Ao fazer isso, Damasco cumpriu o prazo fixado pelo Conselho Executivo da OPAQ para completar a destruição desse equipamento até primeiro de novembro.
De acordo com o plano aprovado pela OPAQ, as armas químicas da Síria serão transportadas fora do seu território para garantir a sua destruição na “forma mais segura e mais rápida”, até 30 de junho de 2014. A data de 31 de dezembro para a remoção do material mais crítico de armas químicas da Síria, para posterior destruição, foi o primeiro “marco intermediário” estabelecido pela OPAQ.
“Uma série de fatores externos tiveram impacto sobre os prazos, incluindo a volatilidade contínua nas condições gerais de segurança, o que limitou os movimentos planejados”, disse a Missão Conjunta.
A remoção dos agentes químicos para fora do país envolve transportá-los para Latakia, onde eles serão enviados em navios comerciais fornecidos por alguns Estados-membros. Eles, então, serão carregados em um navio dos Estados Unidos e destruído no mar usando hidrólise.
A Missão Conjunta observou que a Síria indicou os seus requisitos específicos, que considera fundamentais para a embalagem e transporte de material de armas químicas. Um esforço de aquisição em larga escala pelos Estados-membros tem sido facilitado pela Missão Conjunta para fornecer, recolher e entregar vários materiais de embalagem e de transporte solicitados pela Síria. Os desafios logísticos juntamente com o mau tempo tem contribuído para esse atraso.
A Missão Conjunta acrescentou que o Conselho Executivo da OPAQ se reunirá no dia 8 de janeiro, e a coordenadora especial da ONU-OPAQ, Sigrid Kaag, apresentará um relatório ao Conselho de Segurança da ONU, no mesmo dia.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em um comunicado divulgado por seu porta-voz, ressaltou que o esforço internacional para eliminar armas químicas da Síria continua a apresentar progressos, como demonstrado pelas “realizações estáveis” quanto ao cumprimento de todos os marcos anteriores nos últimos três meses.
“Apesar deste atraso, a Missão Conjunta continua a trabalhar de perto e intensamente com o governo da Síria e a ajudar os Estados Partes para iniciar as operações de remoção e transporte seguro o mais rápido possível”, disse o comunicado.
“O secretário-geral elogia a coordenadora especial e sua equipe pelo seu trabalho inabalável em circunstâncias difíceis.”
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
ASICS lança primeiro tênis com a marca Senna na categoria Sportstyle
ASICS apresenta sua primeira colaboração com a marca Senna na categoria Sportstyle. A parceria apresenta produtos que reimaginam o estilo de vida de Senna para uma nova geração. Um precursor da preparação física no automobilismo, Senna integrava corridas de mais de 10 km à sua rotina diária, demonstrando disciplina e determinação, pilares da filosofia “Sound…
Senado pauta PEC que inclui o Pantanal de MS entre os patrimônios nacionais nesta quarta-feira
Hoje, a PEC cumpriu sua segunda sessão de discussão em primeiro turno
Durante discussão, mulher pula de caminhonete em movimento no interior de MS
A vítima foi atendida pelo Corpo de Bombeiros com algumas escoriações pelo corpo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.