Portofolia 2013: Murtinho terá seis bandas e nove blocos no Carnaval

Além dos ritmos tradicionais como o samba, as marchinhas e o axé, o carnaval de Porto Murtinho incrementa neste ano a diversidade das manifestações folclóricas, artísticas e culturais da região de fronteira Brasil-Paraguay. Assim, os sons, danças e as músicas típicas do lugar e de comunidades paraguaias próximas da cidade vão temperar ainda mais a […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Além dos ritmos tradicionais como o samba, as marchinhas e o axé, o carnaval de Porto Murtinho incrementa neste ano a diversidade das manifestações folclóricas, artísticas e culturais da região de fronteira Brasil-Paraguay. Assim, os sons, danças e as músicas típicas do lugar e de comunidades paraguaias próximas da cidade vão temperar ainda mais a festa e já motivam uma grande movimentação de visitantes, prometendo figurar entre os mais animados e prestigiados carnavais de Mato Grosso do Sul no PotoFolia 2013, de 8 a 12 deste mês de fevereiro.

Com seis bandas, nove blocos, concursos de rei momo e rainha, o PortoFolia 2013 não se limitará aos locais convencionais da cidade, como a Praça de Eventos e a área central. Haverá desfiles e apresentações de blocos em bairros e até nas localidades paraguaias próximas. Na programação deste que o prefeito Heitor Miranda (PT) classifica de carnaval de integração latina, o intercâmbio de culturas fronteiriças será reforçado no PortoFolia com a exibição do Grupo de Dança Rainhasde Valle-my, no Paraguay, e a presença de visitantes de Assunción e outras cidades do país vizinho.

ATRAÇÕES – Das atrações contratadas para animar os foliões duas bandas vêm da Bahia, a Banana Split, que se apresentará no dia 12, e a Thimbaia, agendada para as noites-madrugadas de domingo, 10, e segunda, 11. A Banda de Sopro de Porto Murtinho, outra preciosidade do cenário artístico-cultural da região, também está confirmada, assim como as bandas Alta Frequência, Kaemy 6 , o Grupo Samba de Prima (só de mulheres) e a bateria da Deixa Falar.

Diante da grande quantidade de inscrições, a organização programou o desfile para duas noites. No sábado, 9, desfilarão “Encantado”, “Arame Liso”, “Pica-Pau”, mariposa” e “Moagem”. Na segunda-feira será a vez do “Pica-Pau 2”, “Oskolegas”, “Eduquefolia” e “As Mariposas”. A abertura do PortoFolia 2013 será na sexta-feira, 8, com a exibição da Banda de Sopro nos bairros Cohab e Jockey Club, o show do Grpo Samba de Prima na praça de Eventos, o concurso e a coroação da Corte de Momo e o primeiro grande baile, com o Grupo Alta Frequência.

SEGURANÇA – Porto Murtinho tomou todas as providências, está preparada e de braços abertos para receber e acomodar os visitantes que já começam a chegar neste final de semana, convida o prefeito. Ele recomenda, inclusive, que os visitantes antecipem as reservas nos hotéis. “Dentro dos limites da previsão orçamentária, conseguimos num esforço máximo garantir para os murtinhenses e os visitantes uma festa digna, segura, saudável, de rica diversidade cultural, com a inspiração abençoada e fraterna do Rio Paraguai e das belezas do Pantanal”, destacou.

Além do item segurança, garantido pelas forças das polícias Militar, Civil e Bombeiros, o Porto Folia 2013 investe também na conscientização da cidade, com mobilização e campanhas de prevenção às doenças transmissíveis (como a AIDS e a dengue) e orientando a comunidade sobre como precaver-se e agir contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, as drogas e a violência no trânsito. Heitor e o vice-prefeito José Gomes Malaquias Sobrinho (PSD) fizeram questão de envolver todas as secretarias e gerências municipais no planejamento e na execução do PortoFolia 2013, com a parceria fundamental de organizações como a Polícia Militar, Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros, carnavalescos e entidades organizadas da sociedade.

A festa murtinhense tem à frente de sua execução as secretarias e gerências que sintetizam os principais apelos da gestão do Município no carnaval: saúde, cultura, turismo, meio ambiente e infraestrutura.

Conteúdos relacionados