O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, revelou nesta quarta-feira que o Papa Bento XVI deve publicar um decreto para antecipar a realização do Conclave que vai escolher o seu sucessor.

O papa está levando em consideração a publicação nos próximos dias do decreto Motu Proprio para divulgar alguns pontos da constituição sobre o Conclave. Não sabemos ainda se levará em conta o item sobre o prazo do início do Conclave”, afirmou o padre Lombardi.

Bento XVI vai deixar o papado no dia 28 de fevereiro. Até lá, ele está em uma espécie de retiro espiritual na residência oficial de verão de Castel Gandolfo.

Os acontecimentos do último dia do pontificado do papa Bento XVI serão cobertos pelas câmeras do Centro Televisivo Vaticano (CTV).

O diretor da CTV, Edoardo Maria Viganò, declarou hoje que “a partida de Bento XVI vai ser um evento histórico” e que as câmeras estarão cobrindo o momento em que o papa vai deixar o Palácio Apostólico do Vaticano para se mudar para a residência pontifícia de Castel Gandolfo.