Poluição na China obriga pilotos a treinarem pouso “às cegas”

A elevada poluição que afeta a China obrigará todos os pilotos de voos comerciais que circulem entre Pequim e os aeroportos mais movimentados do país a receber treinamento especial para pousar “às cegas”. De acordo com a publicação desta quinta-feira do jornal Oriental Morning Post, a Administração Civil de Aviação da China (ACAC) obrigará os […]

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A elevada poluição que afeta a China obrigará todos os pilotos de voos comerciais que circulem entre Pequim e os aeroportos mais movimentados do país a receber treinamento especial para pousar “às cegas”.

De acordo com a publicação desta quinta-feira do jornal Oriental Morning Post, a Administração Civil de Aviação da China (ACAC) obrigará os pilotos de voos comerciais e de aeronaves menores a terem um certificado que os credenciem para este tipo de pouso a partir de janeiro.

Até o momento, só os pilotos de aviões de passageiros grandes, como Airbus 330 e Boeing 767, era forçados a receber o treino, conhecido como “pouso cego de categoria 2”. No entanto, agora a ordem se estenderá a todos os aviões, independentemente de sua capacidade, que voem de Pequim a cidades grandes como Xangai ou Cantão.

Com isso, os pilotos poderão realizar pousos guiados inclusive com uma visibilidade inferior a 400 metros de distância, quando quase não se pode reconhecer o percurso da pista de aterrissagem.

“O nevoeiro da poluição se transformou em algo frequente no país e os pousos cegos serão cada vez mais recorrentes”, disse a um jornal chinês uma fonte do ACAC que não quis se identificar.

A iniciativa procura também reduzir os atrasos no Aeroporto Internacional de Pequim, que, segundo uma pesquisa da organização FlighStats realizada em julho, registrou os piores índices de pontualidade dos principais 35 aeroportos internacionais no ano passado.

O oficial da ACAC afirma que uma das razões dos atrasos nos voos domésticos é que os pilotos não têm certidão para aterrissar com pouca visibilidade.

A Administração de Aviação afirma que os treinos já começaram e detalha que cerca de 80% dos pilotos de Spring Airlines, metade da China Eastern Airlines e a maioria de Juneyao Airlines já completaram o curso.

No entanto, os pousos “cegos” requerem que os aeroportos mantenham as pistas de aterrissagem limpas de sinais que possam interferir com o sistema de apoio técnico, que costuma ser, explica o jornal, um transmissor que comunica as direções que devem ser tomadas.

Atualmente, apenas alguns aeroportos da China, como os de Pequim, Xangai, Cantão e Xian estão equipado com este sistema, apesar da ACAC ter estabelecido um plano para instalar estes programas em outros 26 no país.

Nos últimos dias o leste do país esteve imerso em uma densa camada de poluição que provocou o cancelamento e o atraso de centenas de voos e o caos em alguns aeroportos. o que provocou a indignação dos passageiros.

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