Políticos ligados às igrejas evangélicas são mais mal vistos pela população do que os ligados à Igreja Católica, mostra pesquisa Datafolha.

Para 17% dos entrevistados, os políticos que têm ligação com denominações evangélicas são piores do que os demais. No caso dos políticos católicos, o índice dos que os veem como piores que seus pares é de 12%. Tanto os políticos católicos quanto os evangélicos são vistos como melhores que os outros por 9%.

Para a maioria, no entanto, políticos que têm ligação com igrejas –tanto a católica quanto evangélicas– são iguais aos demais: 70% e 65%, respectivamente.

A religião declarada pelo entrevistado tem menos influência sobre sua percepção quando ele é questionado sobre políticos ligados à Igreja Católica.

Entre as pessoas que também se dizem católicas, 11% afirmam que esse grupo de políticos é pior que os demais. O índice é igual para os entrevistados que se declaram evangélicos pentecostais.

No caso dos políticos ligados às igrejas evangélicas, a variação de acordo com o perfil do entrevistado é maior.

Entre os entrevistados que se declaram evangélicos pentecostais, apenas 7% acham políticos ligados a denominações evangélicas piores que os demais. Entre os entrevistados católicos, o índice sobre para 19%.

A pesquisa foi feita nos dias 6 e 7 de junho, com 3.758 pessoas em 180 municípios. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais.