Policiais Militares Ambientais de durante fiscalização nesta sexta-feira santa no lago da Usina Sérgio Motta, no rio Paraná, no município de Santa Rita do Pardo retiraram 20 redes de , medindo 1,3 km, sendo todas com malhas de tamanhos proibidos. Foram soltos no rio, diversos peixes que estavam vivos presos às redes.

Esta foi a segunda grande deste material proibido em dois dias, os quais têm grande capacidade de depredação de cardumes, tanto que vários peixes foram salvos em ambas as apreensões.

Na quarta-feira à tarde, policiais de Batayporã tinham retirado 17 redes, medindo 1,5 km, no mesmo lago, naquele município. Em nenhuma das apreensões os proprietários das redes foram identificados.

O uso de petrechos proibidos do tipo redes de pesca é muito comum na região, pois, nos lagos este petrecho é permitido para o pescador profissional, desde que identificado e com malha de tamanho de 140 milímetros. Ocorre que muitos pescadores profissionais armam redes com malha menor à permitida e não identificam, além de pescadores amadores utilizarem estes petrechos sem previsão legal, o que caracteriza crime ambiental.