Reportagem exclusiva do jornal inglês The Independent veiculada neste sábado afirma que Michel Platini, presidente da Uefa, tem planos de expandir a e transformá-la em uma espécie de mini-.

Além da presença dos times europeus, Brasil, Argentina, México e até o Japão seriam convidados para participar da competição, segundo fontes ouvidas pelo jornal. A Copa América, realizada pela Confederação Sul-americana de Futebol, conta com participações regulares de México e Estados Unidos, da América do Norte, e já teve a presença do Japão, em 1999.

Os planos ainda não foram finalizados e aprovados, mas um conselheiro próximo a Platini disse à publicação que, apenas de tudo ainda estar estar em um estágio inicial, é bem provável que o torneio aconteça nos novos moldes propostos pelo ex-jogador francês.

Uma das decisões já tomadas foi o aumento do número de times da competição. Em 2016, serão 24 equipes participantes, contra as 16 que estiveram presentes em 2012 na edicão co-sediada pela Ucrânia e Polônia.

Os planos são frutos da crescente rivalidade entre Platini e Joseph Blatter, presidente da Fifa, que, entre outras medidas impopulares entre os europeus, está a realização da Copa do Mundo de 2022 no Catar, que pode ser feita durante o inverno europeu, e uma possível diminuição do número de times europeus na Copa do Mundo – atualmente são 13 entre 32. Até o número de representantes no conselho executivo na Fifa estaria ameaçado.