Petista cogita saída de Reinaldo do PSDB para garantir ‘dobradinha’ com Delcídio

Aliado de primeira hora do senador Delcídio do Amaral (PT), o deputado estadual Amarildo Cruz (PT) cogitou, nesta quarta-feira (6), a saída do deputado federal Reinaldo Azambuja do PSDB para viabilizar “dobradinha” com Delcídio nas eleições de 2014. O plano seria montar chapa com o senador na disputa pela sucessão do governador André Puccinelli (PMDB) […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Aliado de primeira hora do senador Delcídio do Amaral (PT), o deputado estadual Amarildo Cruz (PT) cogitou, nesta quarta-feira (6), a saída do deputado federal Reinaldo Azambuja do PSDB para viabilizar “dobradinha” com Delcídio nas eleições de 2014.

O plano seria montar chapa com o senador na disputa pela sucessão do governador André Puccinelli (PMDB) com Reinaldo na corrida por vaga de senador. No PSDB, o deputado pode encontrar obstáculo por conta da dificuldade de o PT nacional aceitar correligionários trabalhando pela eleição de um senador da oposição.

Diante do impasse, Amarildo vê na troca de partido uma alternativa de Reinaldo caminhar ao lado de Delcídio em 2014. Nos bastidores políticos, inclusive, comenta-se a possibilidade de o tucano ingressar no PSB, que vem trabalhando para fazer o presidente da República em 2018.

Deputados pelo PSDB, Márcio Monteiro e Professor Rinaldo Modesto duvidam da saída de Reinaldo do ninho tucano. “Hoje ele tem toda a situação a favor dele, é o grande líder do PSDB. Se for para o outro partido, não terá a mesma liderança”, ponderou Monteiro. 

Ele ainda frisou que o PSDB “é um partido forte nacionalmente e muito bem representado”. Rinaldo engrossou o discurso e garantiu jamais ter ouvido tal possibilidade. “Nunca ouvi falar nisso”, afirmou sobre a saída de Reinaldo da legenda.

Aproximação com o PSDB

Mesmo continuando no PSDB, Amarildo acredita na chance de Delcídio e Reinaldo formarem “dobradinha”. “Pode ser costurado um acordo nacional para ele atuar como um senador independente”, cogitou.

O petista ainda ponderou que PSDB e PT já fecharam aliança em outros estados, com o aval das direções nacionais. “Em política, tudo é possível”, frisou.

Amarildo destacou também que cansou de ver petistas históricos, como o vereador Zeca do PT, defender no passado aliança com rivais nacionais como PFL, hoje DEM. “A estratégia fundamental é o PT fazer o governador”, emendou.

Além de Amarildo, o próprio Delcídio vem defendendo aliança com o PSDB, com o apoio de Reinaldo. Eles alegam que a aproximação nas eleições municipais de 2012 deu certo e pode ajudar no desenvolvimento do Estado.

Por outro lado, Zeca afirma que o PT nacional não aceitará ver o partido ajudando a eleger um senador da oposição. Para ele, é mais fácil dar fim a rivalidade local com o PMDB e reproduzir aliança nacional. Da mesma forma analisa o deputado estadual Cabo Almi (PT).

Conteúdos relacionados