Pesquisador da UEMS é destaque na Europa com tecnologia para monitoramento de plantas

Uma pesquisa desenvolvida pelo professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Armando Cirilo, está entre os destaques do International Journal of Modern Botany, um dos mais respeitados espaços de divulgação científica na Europa. Para o pesquisador, que atualmente realiza pós-doutorado na Inglaterra, o reconhecimento internacional de sua pesquisa mostra a import…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Uma pesquisa desenvolvida pelo professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Armando Cirilo, está entre os destaques do International Journal of Modern Botany, um dos mais respeitados espaços de divulgação científica na Europa. Para o pesquisador, que atualmente realiza pós-doutorado na Inglaterra, o reconhecimento internacional de sua pesquisa mostra a importância da UEMS para o desenvolvimento de conhecimento de ponta no Estado, no sentido de desenvolver pesquisas que possam trazer grandes contribuições para os setores da agricultura e pecuária.

O trabalho de Cirilo consiste em propor uma tecnologia capaz de monitorar o desenvolvimento de plantas. Através de uma célula fototérmica, um dispositivo inventado para medir a perda de energia das plantas, o pesquisador monitorou mudas de pitanga e eucalipto, submetidas a uma condição normal (abastecimento de água e nutrientes adequado), e outra a stress hídrico, ou seja, com baixos níveis de água.

Os resultados da pesquisa mostraram que através da célula fototérmica, é possível fazer o monitoramento contínuo e em tempo real de perdas fotoquímicas da planta por um período de dias, semanas e até meses. Isso pode trazer diversos benefícios para a agricultura, como explica o pesquisador: “Com a medida da perda fotoquímica é possível fazer um monitoramento em tempo real do comportamento da planta e de forma precisa saber a necessidade da quantidade de água na planta e de outros nutrientes” diz Cirilo. Ele lembra ainda que a técnica pode ser utilizada em qualquer outra espécie de cultura, como na soja e na cana, culturas determinantes para a economia de Mato Grosso do Sul, além do cultivo do eucaliptos, citros e de hortaliças.

Conteúdos relacionados