Pesquisa mostra que homicídio de pessoas negras é maior no Brasil e no MS
No dia da Consciência Negra, de acordo com a pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Mato Grosso do Sul, o índice de homicídios de pessoas negras é 47,6% maior do que na população não negra. Chegando a 31 mortes a cada 100 mil habitantes. A pesquisa “Vidas Perdidas e Racismo no Brasil” […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
No dia da Consciência Negra, de acordo com a pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Mato Grosso do Sul, o índice de homicídios de pessoas negras é 47,6% maior do que na população não negra. Chegando a 31 mortes a cada 100 mil habitantes.
A pesquisa “Vidas Perdidas e Racismo no Brasil” foi realizada com base em dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM/MS) e do Censo Demográfico do IBGE, de 2010.
A conclusão é que a cor aumenta a vulnerabilidade dos negros, que correm 8% mais chances de se tornar vítimas de homicídio que um homem branco, ainda que nas mesmas condições de escolaridade e características socioeconômicas. O estudo aponta que mais de 60 mil pessoas são assassinadas todos os anos no Brasil, e que a cada três pessoas mortas de forma violenta, duas são negras
No estado, o índice de homicídios de negros é 47,6% maior que o de não negros, o que representa 10 casos a cada 100 mil habitantes a mais, segundo o Ipea.
O relatório ainda informa que o índice de mortalidade de negros no estado chega a 31 pessoas a cada 100 mil habitantes, enquanto o de não negros fica em 21 mortes.
Outro ponto destacado na pesquisa é a menor expectativa de vida entre os negros do País. Quando consideradas todas as violências letais – homicídios, suicídios e acidentes –, os homens de cor negra são os que apresentam a maior perda de expectativa: 3,5 anos de vida, contra 2,57 dos homens não negros.
Proporcionalmente, esse diferencial é bem maior quando considerados apenas os homicídios. Enquanto o homem negro, ao nascer, perde 1,73 ano de vida, o homem não negro perde 0,81 devido a essa causa de mortalidade, que se constitui no principal componente do diferencial de perdas totais.
No país
O caso mais grave no País ocorre no estado do Alagoas, onde a proporção de homicídios alcança o patamar de 17,4 mortes de negros para cada uma de não negros. No estado, são 76 homicídios de negros por 100 mil habitantes.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com mais de 70% da população adulta acima do peso, demanda por cirurgias bariátricas cresce em MS
Até setembro de 2024, Campo Grande registrou 112 cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS
Filho de Viih Tube recebe alta após 20 dias e diagnóstico é revelado; confira
Após 20 dias de internação, Ravi recebeu alta médica; pela primeira vez, os médicos revelaram qual é o diagnóstico do filho de Viih Tube
Marido é assassinado a pauladas por populares após agredir esposa em Ladário
Caso aconteceu na noite de sexta-feira (13) e, até o momento, não há informações sobre os autores do crime
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.