Pesquisa de preços é necessária mesmo com o Black Friday do E-commerce

Descontos de até 90% em compras na Internet. É com esse atrativo que a Black Friday, campanha promocional de preços no e-commerce tenta fisgar o internauta, na promessa de que aquele produto inacessível em outras épocas do ano para a ser viável. Criada nos Estados Unidos, a iniciativa faz sucesso no Brasil e chega a […]

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Descontos de até 90% em compras na Internet. É com esse atrativo que a Black Friday, campanha promocional de preços no e-commerce tenta fisgar o internauta, na promessa de que aquele produto inacessível em outras épocas do ano para a ser viável. Criada nos Estados Unidos, a iniciativa faz sucesso no Brasil e chega a quarta edição. Mas nem tudo são maravilhas, a sexta-feira pode oferecer algumas armadilhas ao consumidor.

“Eu não vejo nada de diferente no e-commerce, ou em promoção especial para o cumprimento de direito de garantia, prazo de entrega, mesmo que esteja abaixo do valor de mercado. O consumidor precisa se precaver buscando a transparência na compra. É importante conversar com amigos, preferir sites já conhecidos no mercado e se puder consultar o ranking de reclamações do Procon. Em campanhas assim aumenta muito o volume de negócios e consequentemente as reclamações, mas estaremos de olho”, diz o superintendente do Procon/MS, Alexandre Resende.

Na edição de 2012, foram recorrentes as reclamações de consumidores a órgãos de consumidor em todo País sobre prazo de entrega e elevação de última horas dos preços, para que descontos mais agressivos pudesse ser aplicados. Só em um site especializado em queixas de relações de consumo foram 60 mil denúncias. Outro ponto questionado foi a cobrança de taxas adicionais que vão além do preço publicado, em casos de mercadorias importadas. A legislação permite ao cliente o prazo de até 07 dias para desistir da compra.

“Para os presentes de natal pode ser uma ótima data para aquisição. Algumas roupas ou quem sabe até uma televisão para meus pais. Tenho visto alguns preços de lojas que vendem estes itens de que estou a procura, para não cair naquela velha brincadeira da metade do dobro.”, diz o administrador, Júnior Simões, na expectativa pela Black Friday.

Veja algumas dicas para não ter problemas na Black Friday

Estipular um orçamento para as compras

Comprar em sites seguros que tem o selo da campanha

Ver se existe um serviço de atendimento ao consumidor da empresa

Verificar os prazos de entrega e ler as condições da negociação

Tomar cuidado com taxas adicionais de serviço

Ler as informações sobre a mercadoria

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