Pescadores tentam barrar Lei que proíbe pesca na bacia do rio Paraguai

Um grupo de pescadores filiados e entidades de classe, acompanhados de pelo menos 40 vereadores, estiveram na manhã desta terça-feira (19) na Assembleia Legislativa para pedir a retirada do projeto de lei que restringe a pesca em trechos de rios na bacia do rio Paraguai, em MS. Um requerimento que classifica como ‘polêmico projeto de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Um grupo de pescadores filiados e entidades de classe, acompanhados de pelo menos 40 vereadores, estiveram na manhã desta terça-feira (19) na Assembleia Legislativa para pedir a retirada do projeto de lei que restringe a pesca em trechos de rios na bacia do rio Paraguai, em MS.

Um requerimento que classifica como ‘polêmico projeto de Lei’, foi entregue nas mãos do presidente da Comissão do Meio Ambiente, deputado Márcio Monteiro (PSDB), para que interceda pelo segmento.

O projeto proíbe o uso de embarcações, com motores ou não, para fins de pesca amadora ou profissional em trechos de rios da bacia do Paraguai e está em trâmite na Assembleia Legislativa.

Para o presidente da federação das colônias de pescadores, Armindo Batista dos Santos Filho, a possível determinação vai contra os anseios de pescadores, empresários e de todo um segmento.

“Ao meu ver, esse projeto caiu de paraquedas e está sendo posto não só contra a vontade dos pescadores mas de todo um segmento”, desabafou.

Monteiro informou que o projeto só pode ser retirado de pauta pelo autor, no caso, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jerson Domingos (PMDB). “Vou me reunir com Jerson amanhã e conversar sobre a possibilidade de retirá-lo de pauta, para que no ano que vem as discussões sejam retomadas, com a participação do segmento”, explicou.

O projeto de Lei foi tema de uma reunião no município de Miranda nesta sexta (15). O evento contou com a participação de empresários de setor de turismo e pesca, vereadores e lideranças de classe preocupados com o impacto econômico e social decorrentes da aprovação dessa lei nos municípios atingidos pela proibição.

Conteúdos relacionados