O deputado federal Paulo Maluf (SP) pediu afastamento temporário da presidência estadual do PP paulista após ser pressionado por uma integrante da bancada que deseja apoiar a candidatura do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), nas eleições do próximo ano.

Maluf estava no comando do partido em São Paulo há sete anos e deixa a legenda em meio a um racha entre aqueles que querem uma aliança com o atual governador e outros que defendem o apoio uma candidatura do PT – e indicaram internamente o nome do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O novo presidente do PP-SP, o deputado Missionário José Olímpio, espera que o afastamento de Maluf contribua para a retomada das negociações com os tucanos. Ele comandará a legenda ao lado dos também deputados federais Guilherme Mussi e Aline Corrêa – filha do condenado no julgamento do mensalão Pedro Corrêa (PP-MT).

Mussi disse que a decisão de pressionar Maluf a deixar a presidência estadual do partido ocorreu após a maior parte da bancada paulista se posicionar contra a permanência do deputado no posto.