O Paraguai instalou neste domingo o Congresso que acompanhará o governo do presidente eleito, Horacio Cartes, um dia após a celebração de um acordo que busca assegurar a governabilidade na instável nação agrícola sul-americana.

Oitenta deputados tomaram posse na manhã deste domingo na moderna sede do Congresso, no centro de Assunção, e 45 senadores devem fazê-lo à tarde. Dezenas de manifestantes se aglomeravam nos arredores para exigir mais atenção a problemas sociais.

O acordo é crucial para Cartes, cujo conservador Partido Colorado conquistou em abril uma maioria ajustada na Câmara mas não obteve o mesmo apoio no Senado, que terá de compartilhar com seu tradicional rival, o Partido Liberal, e forças de esquerda e centro-esquerda.

Cartes, um milionário recém-entrado na política, assumirá em 15 de agosto um mandato de cinco anos num momento em que o Paraguai busca superar a crise política iniciada em junho de 2012 com a destituição do presidente esquerdista Fernando Lugo.

O acordo de Cartes com a oposição pretende avançar com uma agenda de reformas que inclui programas de luta contra a pobreza, combate à corrupção e uma lei de responsabilidade fiscal que ajude a superar o déficit orçamentário dos últimos dois anos.

“É um momento histórico”, disse a senadora Lilian Samaniego, presidente do Partido Colorado. “Construiu-se o acordo mais amplo possível para levar adiante o que é primordial para nós, a governabilidade da República”.