O câncer é a segunda causa de morte no país. Com dados tão preocupantes a prevenção é o melhor caminho para evitar a doença. Neste domingo (3), o CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul) realiza uma blitz de saúde bucal. A partir das 9h, na avenida Afonso Pena com a rua 14 de julho, será distribuído um folder sobre prevenção ao câncer de boca. O material informativo também foi feito em guarani para a população indígena.

A intenção do Conselho é orientar a população sobre como fazer o autoexame e a importância de se prevenir. “Com o tratamento é possível a sem que a pessoa fique com sequelas. Então, queremos chamar a atenção da população para que façam a prevenção”, explica o presidente do Conselho, Francisco Grilo.

Nas aldeias indígenas de Ponta Porã, Dourados, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Laguna Carapã, Iguatemi, Naviraí, Eldorado e Sidrolândia, além de aldeias urbanas de Campo Grande, o folder informativo também será distribuído em guarani. “Eñeñangareko ani osê akytãvai mbarete nde jurúre. Eñemboja tãipohanohárape.” Do Guarani para o português: “Previna o Câncer de Boca. Consulte um Dentista”.

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados em 2012, Mato Grosso do Sul tem a 2ª maior população indígena do Brasil, com 61.737 pessoas. Alguns hábitos dos índios muitas vezes estão associados aos fatores de risco do câncer de boca. “Temos que levar orientações à população. Alguns hábitos são nocivos e temos que conscientizar as pessoas”, ressalta Francisco Grilo.

A atividade faz parte das ações programadas para a Semana Estadual de Prevenção ao Câncer Bucal. A solenidade de abertura da Semana será realizada na segunda-feira (4), às 13h30, na Câmara Municipal de Campo Grande. Na ocasião, a Cirurgiã-Dentista, Marcia Rodrigues Gorisch, fará uma palestra sobre o “câncer bucal”.