Papa Francisco canoniza freiras da Colômbia e do México
O papa Francisco realizou neste domingo a primeira cerimônia de canonizações de seu pontificado, incluindo duas religiosas latino-americanos e centenas de mártires do século XV.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O papa Francisco realizou neste domingo a primeira cerimônia de canonizações de seu pontificado, incluindo duas religiosas latino-americanos e centenas de mártires do século XV.
O papa Francisco realizou neste domingo a primeira cerimônia de canonizações de seu pontificado, incluindo duas religiosas latino-americanos e centenas de mártires do século XV decapitados por recusarem converterem-se ao Islã. Foram canonizadas a freira colombiana Laura Montoya (1874-1949) e a mexicana María Guadalupe García Zavala, conhecida como “mãe Lupita” (1878-1963).
A cerimônia solene teve presença de milhares de peregrinos da América Latina, incluindo uma grande delegação da Colômbia, encabeçada pelo presidente Juan Manuel Santos. O papa pediu que a freira que trabalhava como professora e guia espiritual para os povos indígenas no século 20 seja fonte de inspiração para o processo de paz na Colômbia, após décadas de conflito entre rebeldes e o governo.
A mexicana conhecida como “mãe Lupita” dedicou sua vida aos cuidados de doentes e ajudou católicos perseguidos durante a década de 1920, período de repressão do governo a fé. Mãe Lupita escondeu o bispo de Guadalajara em uma clínica de olhos por mais de um ano após famílias católicas rejeitarem fazê-lo temendo a mão do governo. O papa Francisco rezou pedindo a intercessão da nova santa para a “erradicação no país da violência e da insegurança”, em uma aparente menção aos anos de derramamento de sangue e outros crimes relacionados ao tráfico de drogas.
Foram canonizados os Mártires de Otranto, 813 italianos assassinados em 1480 pelos otomanos por terem se negado a se converterem ao Islã. A aprovação deles como santos foi decidida por seu antecessor, o papa Bento XVI, em decreto lido na cerimônia em que o pontífice anunciou sua renúncia, em fevereiro
Logo após sua eleições em março, o papa Francisco pediu pela ampliação do diálogo com os muçulmanos e não se sabe como a beatificação vai ser recebida por eles.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.