Pacientes denunciam falta de vacina antitetânica nos postos de Saúde de Campo Grande
Faltam vacinas antitetânicas na maioria das Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s), e em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBF’s). A reportagem entrou em contato com a maioria dos postos de saúde de onde informaram a falta da vacina. Em um deles, um funcionário chegou a informar, que a matéria prima do medicamento estaria em falta […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Faltam vacinas antitetânicas na maioria das Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s), e em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBF’s). A reportagem entrou em contato com a maioria dos postos de saúde de onde informaram a falta da vacina.
Em um deles, um funcionário chegou a informar, que a matéria prima do medicamento estaria em falta no laboratório responsável.
Já a prefeitura de Campo Grande, informou que a “Secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande (Sesau) aguarda repasse desse medicamento do Governo do Estado”.
A Unidade de Pronto Atendimento Médico, do Vila Almeida foi o local onde disseram que tem a vacina, também denominada toxóide tetânico (TT).
De acordo com o Ministério da Saúde, o tétano é uma doença transmissível, não-contagiosa, que apresenta duas formas de ocorrência: acidental e neonatal. A primeira forma geralmente acomete pessoas que entram em contato com o bacilo tetânico ao manusearem o solo ou através de ferimentos ou lesões ocorridas por materiais contaminados, em ferimentos na pele ou mucosa.
O tétano neonatal é causado pela contaminação durante a secção do cordão umbilical pelo uso de instrumentos cortantes ou material de hemostasia inadequadamente esterilizados ou não esterilizados, pelo uso de substâncias contaminadas no coto umbilical como teia de aranha, pó de café, fumo, esterco.
O tétano acidental pode ser evitado pelo uso da vacina DPT na infância e com a vacina dupla adulto (dT) em adultos, além dos reforços a cada dez anos para quem já tem o esquema completo.
Já o tétano neonatal pode ser evitado principalmente por meio da vacinação das gestantes durante o pré-natal, iniciando com o recebimento precoce do esquema vacinal preconizado.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Santa Casa de Campo Grande enfrenta superlotação crítica e riscos à assistência
Profissionais relatam desafios enfrentados no cotidiano diante da superlotação, como jornadas extenuantes e aumento dos riscos para pacientes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.