Pacientes denunciam falta de vacina antitetânica nos postos de Saúde de Campo Grande

Faltam vacinas antitetânicas na maioria das Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s), e em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBF’s). A reportagem entrou em contato com a maioria dos postos de saúde de onde informaram a falta da vacina. Em um deles, um funcionário chegou a informar, que a matéria prima do medicamento estaria em falta […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Faltam vacinas antitetânicas na maioria das Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s), e em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBF’s). A reportagem entrou em contato com a maioria dos postos de saúde de onde informaram a falta da vacina.

Em um deles, um funcionário chegou a informar, que a matéria prima do medicamento estaria em falta no laboratório responsável.

Já a prefeitura de Campo Grande, informou que a “Secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande (Sesau) aguarda repasse desse medicamento do Governo do Estado”.

A Unidade de Pronto Atendimento Médico, do Vila Almeida foi o local onde disseram que tem a vacina, também denominada toxóide tetânico (TT).

De acordo com o Ministério da Saúde, o tétano é uma doença transmissível, não-contagiosa, que apresenta duas formas de ocorrência: acidental e neonatal. A primeira forma geralmente acomete pessoas que entram em contato com o bacilo tetânico ao manusearem o solo ou através de ferimentos ou lesões ocorridas por materiais contaminados, em ferimentos na pele ou mucosa.

O tétano neonatal é causado pela contaminação durante a secção do cordão umbilical pelo uso de instrumentos cortantes ou material de hemostasia inadequadamente esterilizados ou não esterilizados, pelo uso de substâncias contaminadas no coto umbilical como teia de aranha, pó de café, fumo, esterco.

O tétano acidental pode ser evitado pelo uso da vacina DPT na infância e com a vacina dupla adulto (dT) em adultos, além dos reforços a cada dez anos para quem já tem o esquema completo.

Já o tétano neonatal pode ser evitado principalmente por meio da vacinação das gestantes durante o pré-natal, iniciando com o recebimento precoce do esquema vacinal preconizado.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados