Pular para o conteúdo
Geral

‘Os Paraguaios’ encerra última sessão de mostra do CineMIS

O Museu da Imagem e do Som (MIS) da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul apresenta nesta sexta-feira (17) filmes da Mostra Cinema Paraguaio. As exibições estão dentro da programação da 11ª Semana de Museus e acontecem sempre às 19 horas, com entrada franca. A Mostra Cinema Paraguaio conta com a parceria da […]
Arquivo - Publicado em
Compartilhar

O Museu da Imagem e do Som (MIS) da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul apresenta nesta sexta-feira (17) filmes da Mostra Cinema Paraguaio. As exibições estão dentro da programação da 11ª Semana de Museus e acontecem sempre às 19 horas, com entrada franca.

A Mostra Cinema Paraguaio conta com a parceria da Associação Colônia Paraguaia de Mato Grosso do Sul e da Associação de Professores de Espanhol do Estado e celebra a o povo, a cultura e a Independência do Paraguai, comemorada no dia 15 de maio.

Apesar de ser de um país vizinho, o cinema paraguaio é pouco conhecido pelos brasileiros e tem uma circulação bastante restrita. “Os filmes escolhidos são muito interessantes, abordando aspectos da cultura paraguaia, passando pela repercussão da Guerra do Paraguai até temas mais recentes”, afirma Mari Néli Dória, uma das curadoras da mostra.

Todas as sessões são gratuitas, têm início às 19 horas e exibirão as seguintes películas filmes: 7 Cajas, Hamaca Paraguaia, Guerra del Paraguay e Os Paraguaios e os curta-metragens Los Guaranies de Hoy, Kara’í Norte e 1811 Independencia del Paraguay. Os filmes serão exibidos em idioma original e alguns com legendas em espanhol, uma vez que não existem cópias das obras audiovisuais selecionadas com legendas em português.

“O intercâmbio cultural entre os países da América do Sul é muito importante, porque além de proporcionar uma atividade cultural e de lazer, é uma oportunidade de conhecer e reconhecer um pouco mais de culturas tão presentes em nosso Estado, contribuindo para a democratização cultural e do conhecimento”, afirma Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura.

A 11ª Semana de Museus acontece em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio) e tem o objetivo de mobilizar as instituições brasileiras com programações em torno de um mesmo tema. Este ano a edição acontece entre os dias 13 e 19 de maio com o tema Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social e terá um total de 1.252 instituições participantes com 3.911 atividades em 535 municípios de todo o País – incluindo o Distrito Federal.

17 de maio (sexta-feira)

Os Paraguaios

“Muero com mi Patria” teria dito o Marechal Solano López, quando morria na guerra do Paraguai em 1870. No entanto, sua pátria sobreviveu e continuou fazendo heróis através da História. Os Paraguaios parte dos primórdios da nação guarani para o Paraguai contemporâneo: historiadores, antropólogos, escritores e artistas tentam desatar os nós de uma realidade cheia de contrastes. Direção: Marcelo Martinessi; documentário, 54min, 2006, legendado (espanhol).

Serviço: O Projeto CineMis é realizado na segunda semana de cada mês, com temas diversos e abrangentes. As exibições acontecem sempre às 19 horas com entrada franca. O Museu da Imagem e do Som fica no Memorial da Cultura, na avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar. Outras informações pelos telefones 3316-9146 ou 33169178.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre 'cratera' na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra 'fotógrafo de ricos' em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Escolas rurais da Reme, de Campo Grande, voltam às aulas dia 17

Decisão ocorreu devido a fatores climáticos e de logística

Cotidiano

Castramóvel, Drive-thru da Oração e Ação do Procon interditam trânsito de Campo Grande neste fim de semana

Há interdições previstas para segunda, terça e quarta-feira também

Polícia

Lojas de tênis alvo de fiscalização reabrem com os mesmos produtos no centro de Campo Grande

As lojas foram fiscalizadas na última quarta-feira (5)

Polícia

Homem tenta esfaquear outro e acaba agredido com soco na Praça Ary Coelho

Vítima foi levada até a UPA Coronel Antonino na tarde desta sexta-feira (7)