Organização do setor de projetos e planejamento urbano gera polêmica em Coxim
Atendendo recomendação do MPE (Ministério Público Estadual), o prefeito de Coxim, Aluizio São José (PSB), determinou a organização da gestão de Projetos e Planejamento Urbano. As mudanças que vem acontecendo desagradou alguns profissionais da área de construção civil, mas se fazem necessárias para atender o Código de Posturas, que não era respeitado. Conforme Aluizio, as […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Atendendo recomendação do MPE (Ministério Público Estadual), o prefeito de Coxim, Aluizio São José (PSB), determinou a organização da gestão de Projetos e Planejamento Urbano. As mudanças que vem acontecendo desagradou alguns profissionais da área de construção civil, mas se fazem necessárias para atender o Código de Posturas, que não era respeitado.
Conforme Aluizio, as medidas visam o crescimento ordenado do município, que tanto sofre com a dificuldade de angariar recursos para infraestrutura de bairros criados sem planejamento. “Atualmente, os governos Estadual e Federal exigem o mínimo de organização para liberação de recursos, principalmente para asfalto e drenagem, entre outras obras”, exemplificou.
Há pouco mais de 10 dias, a arquiteta Carol Arruda assumiu o setor e começou a levantar os problemas existentes, entre eles projetos emperrados sem análise técnica. Somente do ano passado, a arquiteta herdou 10 projetos nessa situação. A situação se agravou quando o setor ficou sem responsável técnico em dezembro e os projetos protocolados foram acumulando.
Atualmente, existem 40 projetos esperando por análise, o que tem gerado o descontentamento dos profissionais da área. Entretanto, Carol afirma que não vai apenas assinar a aprovação, pois, desde que assumiu o setor, os projetos estão sendo minuciosamente analisados “e os projetos com irregularidades estão sendo devolvidos para correção”, completou.
A arquiteta relata que analisou 10 projetos acumulados, sendo que apenas um foi aprovado. Os outros não atendem a legislação e precisam se adequar, faltam documentos e em alguns casos não obedecem às normas técnicas. Nos próximos dias, Carol vai baixar uma portaria normativa para organizar os procedimentos na gestão de Projetos e Planejamento Urbano.
De acordo com a arquiteta, num curto espaço de tempo os profissionais da área vão perceber que as mudanças visam à melhoria do coletivo. Carol relata que no ano passado foram aprovados 600 projetos e a expectativa é que neste ano sejam 1,1 mil, justamente por conta da organização que está sendo feita.
Na tarde desta quinta-feira (06), ocorreu uma reunião entre os profissionais da área e representantes do executivo e legislativo, que contou com a participação da promotora de Justiça, Fernanda Proença de Azambuja. Na oportunidade, a promotora reafirmou a necessidade do setor em questão atender as exigências da legislação vigente.
Preocupada com a situação de Coxim, Fernanda encaminhou recomendação para os conselhos, de arquitetura e engenharia, sugerindo a reciclagem dos profissionais. A promotora lembrou ainda que os responsáveis, neste caso prefeito e arquiteta, podem responder na Justiça caso não exijam o enquadramento dos projetos conforme a legislação.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
CEO do Al-Hilal nega substituir Neymar por Cristiano Ronaldo no Mundial: ‘Ficção científica’
Cristiano Ronaldo poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro
Com investimento de R$ 1,7 milhão, SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Ele é o pai? Exame de DNA de suposto filho de Leandro revela a verdade
Após entrar na Justiça, homem de 45 anos tem a verdade revelada a respeito da suposta paternidade de Leandro; veja o resultado do exame de DNA
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.