ONU pede hábitos mais saudáveis para evitar que mundo dobre número de diabéticos
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta quinta-feira (14) a alteração de estilos de vida pouco saudáveis, que envolvem a má alimentação e a falta de exercício, com o objetivo de diminuir o número de pessoas – cada vez mais jovens e pobres – que vivem com diabetes. Em vez de confiar em ‘fast […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta quinta-feira (14) a alteração de estilos de vida pouco saudáveis, que envolvem a má alimentação e a falta de exercício, com o objetivo de diminuir o número de pessoas – cada vez mais jovens e pobres – que vivem com diabetes.
Em vez de confiar em ‘fast foods’ e soluções rápidas, ele pediu que os países e as comunidades “apoiem pequenos produtores e agricultores familiares, promovam a agricultura sustentável e incentivem as pessoas a comer produtos saudáveis e apoiar a atividade física. No mundo de hoje, de excessos e abundância, é vergonhoso que muitas pessoas ainda não têm acesso a alimentos saudáveis”, afirmou Ban em sua mensagem para o Dia Mundial da Diabetes.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 350 milhões de pessoas vivem com diabetes e que este número deve dobrar entre 2005 e 2030. A Organização também relatou que 80% das pessoas com diabetes vivem em países de baixa e média renda e têm entre 35 e 64 anos de idade, acrescentando que o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para o controle da doença.
No início deste ano, países reunidos na Assembleia Mundial da Saúde aprovaram um Plano de Ação Global para a Prevenção e Controle de Doenças Não Transmissíveis e pediram o controle do aumento da obesidade, que está diretamente associado com o aumento da diabetes.
A diabetes – que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não consegue utilizar eficazmente a insulina que produz – tornou-se uma das principais causas de doença e morte prematura na maioria dos países, principalmente pelo aumento do risco de doença cardiovascular.
“Ao mesmo tempo em que trabalhamos pela prevenção, devemos também fornecer tratamento para todos aqueles que precisam. Quase cem anos depois de a insulina ter sido usada pela primeira vez para salvar a vida de um paciente diabético, pessoas em todo o mundo ainda morrem porque não conseguem acessar este hormônio”, afirmou Ban.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
MS registra mais de 16 mil casos de dengue em 2024
Foram confirmados 32 casos de óbito em decorrência da dengue
Como Escolher a Empresa Ideal para Realizar o Laudo de SPDA: Um Guia Completo
O Laudo de SPDA é um documento essencial para garantir a segurança de instalações contra descargas atmosféricas, ou seja, contra os raios. Ele é necessário para verificar e certificar que o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) de uma edificação está em conformidade com as normas vigentes, como a NBR 5419. Com isso, é…
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
ASICS lança primeiro tênis com a marca Senna na categoria Sportstyle
ASICS apresenta sua primeira colaboração com a marca Senna na categoria Sportstyle. A parceria apresenta produtos que reimaginam o estilo de vida de Senna para uma nova geração. Um precursor da preparação física no automobilismo, Senna integrava corridas de mais de 10 km à sua rotina diária, demonstrando disciplina e determinação, pilares da filosofia “Sound…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.