Geral

‘Ônibus da Saúde’ previne o câncer no município de Tacuru

Com objetivo de estimular a prevenção ao câncer, a Cassems (Caixa de Assistência ao Servidor de Mato Grosso do Sul), em parceria com o Hospital do Câncer Alfredo Abrão, promove o “Ônibus da Saúde”. A parada deste sábado (16) será no município de Tacuru, a 416 quilômetros da Capital, , em frente ao Centro de Saúde Nair […]

Arquivo Publicado em 16/02/2013, às 10h26

None

Com objetivo de estimular a prevenção ao câncer, a Cassems (Caixa de Assistência ao Servidor de Mato Grosso do Sul), em parceria com o Hospital do Câncer Alfredo Abrão, promove o “Ônibus da Saúde”. A parada deste sábado (16) será no município de Tacuru, a 416 quilômetros da Capital, , em frente ao Centro de Saúde Nair Maria Bressan.


O projeto percorre todo o Estado de Mato Grosso do Sul. Consideradouma das maiores estruturas de tratamento em prevenção ao câncer do País, o “Ônibus da Saúde” é composto por sala de exames ginecológicos, mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias.


Além de identificar possíveis indícios de câncer, o atendimento no ônibus também se mostra importante por formalizar uma parceria entre o programa e o município, onde o paciente tem garantido o atendimento continuado caso apresente algum sintoma.


Segundo a médica ginecologista, Maria Auxiliadora Budib, responsável pela seleção dos pacientes da Cassems, todos são agendados previamente pela equipe da Cassems, que realiza uma triagem em mulheres com atrasos em seus exames. “Nós listamos todas as beneficiárias que estão com os exames preventivos e selecionamos os casos mais críticos. Existem episódios de beneficiárias com atraso há mais de dez anos”, explica.


De acordo com o médico oncologista e coordenador do projeto, Fabrício Colacino Silva, cerca de 200 mulheres apresentaram traços da doença, sendo esta uma estatística considerada normal e que o importante é diagnosticar a doença no início.


Para o presidente da Caixa dos Servidores, Ricardo Ayache, a Cassems tem observado que houve crescimento relevante nos números de beneficiárias com casos de câncer no útero e mama, e ressalta que a principal missão é diminuir esses índices.


Serviço


O “Ônibus da Saúde” estará estacionado a partir das 7h, em frente ao Centro de Saúde Nair Maria Bressan, localizado na rua José Carlos de Castro Alexandria, 750, em Tacuru.

Jornal Midiamax