Oito pessoas morrem em ataque das Farc a povoado na Colômbia
Seis militares e dois civis foram mortos neste sábado em um ataque com explosivos no povoado colombiano de Inzá, que foi atribuído aos guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), organização que participa de negociações de paz com o governo, informou o exército. “Quando a comunidade estava se preparando para suas atividades, as Farc […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Seis militares e dois civis foram mortos neste sábado em um ataque com explosivos no povoado colombiano de Inzá, que foi atribuído aos guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), organização que participa de negociações de paz com o governo, informou o exército.
“Quando a comunidade estava se preparando para suas atividades, as Farc detonaram um carro carregado com explosivos no município de Inzá”, informou um comunicado divulgado à imprensa.
Morreram no ataque um major do Exército, dois tenentes, um sargento, um soldado, um sub-tenente da polícia e dois civis, detalhou o relatório, que acrescentou que outros sete militares ficaram feridos, sem especificar o seu estado de saúde.
“Este fato mostra claramente que as Farc continuam sistematicamente cometendo atos de terrorismo contra civis, colocando a integridade de vidas em perigo”, acusou o comunicado.
A guerrilha e o governo do presidente Juan Manuel Santos negociam há um ano, em Cuba, um acordo de paz, sem que as partes tenham cessado o conflito armado na Colômbia.
O chefe da polícia, o general Rodolfo Polomino, viajou de Bogotá para Inzá para obter informações diretas, mas recusou-se a precisar o número exato de mortos no ataque.
“Soubemos que policiais e soldados foram vítimas do ataque. Provavelmente alguns deles foram mortos, assim como civis”, disse a jornalistas.
Palomino também afirmou que o ataque “é mais uma prova do terrorismo indiscriminado das Farc”.
Inzá é uma pequena e isolada vila rural localizada na conturbada província de Cauca, onde as Farc têm uma forte presença.
A organização, que tem entre sete e oito mil combatentes, é a principal guerrilha em atividade no país e a mais antiga da América Latina, com cerca de meio século de luta armada contra o Estado colombiano.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.