O prefeito Paulo Duarte anunciou nesta sexta-feira, 15, a retomada das obras do segundo bloco do Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá. A sua intenção é estar com a parte física totalmente concluída até o final do ano. Ao mesmo tempo, o chefe do executivo corumbaense orientou sua equipe para elaborar projetos necessários visando captação de recursos junto ao Ministério do Turismo do Governo Federal, para equipar o auditório principal com capacidade para cerca de 700 pessoas.

Paulo visitou as instalações do Centro de Convenções e conversou com o engenheiro Carlos Clementino, da Engepar – Engenharia e Participações Ltda., responsável pela obra. Ele estava acompanhado do secretário de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, Luiz Mário Romão; da diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal de Corumbá, Hélènemarie Dias Fernandes, e do administrador do Centro, José de Carvalho Junior.

Durante a visita, o prefeito estabeleceu um cronograma com o responsável pela execução do segundo bloco, bem como do estacionamento. “As obras estão sendo reiniciadas e serão executadas com recursos próprios da Prefeitura. Vou definir com a nossa secretária da Fazenda (Waléria Cristiane Andrade Leite), um cronograma financeiro. Queremos concluir esta etapa até o final do ano”, disse.

O prefeito informou também que o estacionamento do segundo bloco deverá ser concluído em breve, já que está em fase bastante adiantada. Diante disso, ele já orientou sua equipe, para ter no local, uma equipe permanente que vai cuidar da manutenção externa e interna, para manter o local limpo, com um ótimo visual para bem receber os turistas e a própria população corumbaense.

“Será um desafio para a nossa administração concluir esta segunda etapa, integrada pelo auditório com capacidade para 700 pessoas, e todas as demais instalações. Vamos fazer isto com recursos próprios. Ao mesmo tempo, vamos buscar recursos junto ao Governo Federal, Ministério do Turismo, para equipar este bloco, com poltronas, iluminação, sonorização, ar-condicionado, entre outros equipamentos necessários”, informou.

Paulo já programou para segunda-feira, 18, um encontro com o senador Delcídio do Amaral, em Campo Grande, para buscar seu apoio, visando a aprovação de projetos junto ao Governo Federal, para conclusão do Centro de Convenções. “Vou estar em Campo Grande na posse da nova diretoria da Assomasul (ele é secretário geral) e aproveitarei para conversar com o senador Delcídio e pedir o apoio dele. Ele já é parceiro nesta obra do Centro de Convenções e com certeza, será importante para a conclusão dos serviços”, reforçou, destacando também a participação do deputado Antonio Carlos Biffi, que viabilizou emenda para o local.

Os projetos já estão sendo elaborados pelas equipes da Prefeitura. Além dos equipamentos do segundo bloco, o prefeito busca também recursos para instalação de grade protetora às margens do rio Paraguai.

Turismo de eventos e negócios

Com a conclusão do segundo bloco do Centro de Convenções, Corumbá dará um grande salto no setor turístico, abrindo as portas para o turismo de eventos e de negócios, principalmente. A meta é entregar o empreendimento até 2014, com um grande espetáculo.

O prefeito ainda anunciou outras medidas, como a criação de uma equipe permanente de manutenção que vai cuidar da parte externa e interna do Centro de Convenções, mantendo o belo visual para bem atender os visitantes, como também a necessidade de se buscar parcerias com o setor privado para manter o local em perfeito funcionamento.

“Além de reiniciar a obra física, já estamos trabalhando também outros setores importantes, como sustentabilidade. O Centro de Convenções tem que se manter. Isto só acontece com apoio do setor privado”, comentou, lembrando que este trabalho já está em andamento.

Paulo comentou que a conclusão da obra fará Corumbá dar um grande salto no turismo, abrindo espaços para eventos diversos, como culturais, artísticos, científicos. “Aqui será muito mais que um espaço cultural”, reforçou, observando que o desafio será grande e que é preciso “dar uso adequado ao espaço”.

O prefeito comentou ainda que o Centro de Convenções vai reforçar ainda mais o complexo turístico do Porto Geral. E este espaço contará com um zoneamento de uso de solo, com a implementação do Distrito Turístico de Corumbá.

“Não tenho dúvidas de que o Porto Geral será um dos principais atrativos do turismo de Corumbá”, comentou, lembrando a abertura de linhas de crédito via BNDES, para restauração de prédios históricos particulares, que contribuirão para embelezar ainda mais a região.