Obama diz que “mundo está mais seguro” após histórico acordo nuclear com Irã
O governo iraniano chegou a um acordo histórico na madrugada deste domingo (23/11) com o G5+1 (Estados Unidos, Rússia, França, Reino Unido e China mais Alemanha) sobre seu programa nuclear. O anúncio foi feito pela chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, e pelo chanceler do Irã, Javad Zarif, após a reunião em Genebra. “Temos um […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O governo iraniano chegou a um acordo histórico na madrugada deste domingo (23/11) com o G5+1 (Estados Unidos, Rússia, França, Reino Unido e China mais Alemanha) sobre seu programa nuclear. O anúncio foi feito pela chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, e pelo chanceler do Irã, Javad Zarif, após a reunião em Genebra. “Temos um acordo”, afirmaram em suas contas pessoais no Twitter.
Imediatamente após a reunião, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que o acordo “torna o mundo mais seguro”.
Segundo informações das agências internacionais, o acordo congelará nos próximos seis meses o programa nuclear do Irã para que sejam tomadas medidas de inspeção das instalações de enriquecimento de urânio. O objetivo é comprovar que o programa iraniano seja “completamente e exclusivamente para fins pacíficos”, segundo os negociadores de paz.
Javad Zarif reiterou que uma comissão conjunta será encarregada de verificar a implementação do acordo. Em entrevista coletiva, o chanceler afirmou estar confiante que o plano de Genebra “vai na direção correta”. Ele acredita que a medida mostra confiança para a comunidade internacional “que suspeitava que as atividades nucleares pudessem ter fins militares”.
No entanto, de acordo com a Agência Efe, Javad Zarif disse que se trata de “um primeiro passo” e que agora todas as partes devem continuar trabalhando juntas “e sobre uma base de igualdade e respeito mútuo” para garantir este resultado a longo prazo.
Segundo secretário de Estado dos EUA, John Kerry, o Irã irá, dentro de seis meses, se desfazer de todas suas reservas de urânio enriquecido a 20%. “Isto significa que os 200 quilos de urânio enriquecido a 20% (que a república islâmica possui atualmente) chegarão a zero em seis meses”, explicou o norte-americano em entrevista coletiva.
Além disso, Washington anunciou que serão iniciados mecanismos de controle “sem precedentes” do programa nuclear iraniano, com “acessos diários” de mecanismos de verificação a todas as instalações nucleares. “Isto garantirá que o programa será submetido a mecanismos de vigilância que a comunidade internacional jamais teve antes”, comentou.
Outro dos compromissos destacados por Kerry foi que o reator nuclear de Arak não será posto em funcionamento durante o período de vigência do acordo.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Depois de ingerir ‘kit de vodca com energético’ e empinar moto, rapaz cai e acaba preso
Acusado estava embriagado e utilizou uma faca
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Motorista morre preso nas ferragens em ‘batida de 180º’ na MS-134 e três ficam feridos
Uma criança de 2 anos estava em um dos carros
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.