Geral

Obama diz que Mandela ‘mostrou como mudar o mundo’

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou hoje que o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela “mostrou que com coragem o mundo pode se mudado e um prisioneiro pode virar presidente”. Durante sua visita na África do Sul, Obama visitou hoje a prisão da ilha de Robben, onde Mandela permaneceu detido por 27 anos. “O mundo […]

Arquivo Publicado em 30/06/2013, às 16h29

None

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou hoje que o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela “mostrou que com coragem o mundo pode se mudado e um prisioneiro pode virar presidente”. Durante sua visita na África do Sul, Obama visitou hoje a prisão da ilha de Robben, onde Mandela permaneceu detido por 27 anos.


“O mundo é grato aos heróis da ilha de Robben, que nos lembram como nem as algemas nem as prisões podem se confrontar com a força do espírito humano”, escreveu o presidente norte-americano no livro dos visitantes da prisão, se referindo aos prisioneiros que compartilharam a longa detenção junto com Mandela, que Obama chamou de “homens corajosos que enfrentaram a injustiça e se recusaram a abaixar a cabeça”.


O ex-prisioneiro Ahmed Kathrada acompanhou o presidente dos EUA e sua família durante a visita na prisão, mostrando o pequeno banco onde Mandela escondeu seu manuscrito “A Long Walk to Freedom”, [Um longo caminho para a liberdade, na tradução livre].


Obama conversou com as filhas Malia e Sacha explicando que “a idéia da política não violenta tem suas raízes na África do Sul, porque Gandhi foi um advogado aqui. Quando ele voltou para a Índia seus princípios levaram á independência indiana e inspiraram Martin Luther King”. Da África do Sul, o presidente dos Estados Unidos lançou uma mensagem de paz para todo o continente africano, declarando que “se a paz irá prevalecer sobre a guerra que todos nós seremos mais seguros”.

Jornal Midiamax