Termina ao meio dia desta terça-feira o prazo para a interposição dos recursos contra o resultado preliminar da segunda fase do 9º Exame de Ordem, aplicado nacionalmente pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Dos 114.763 candidatos que prestaram a prova desde a etapa inicial, 11.820 obtiveram êxito e vão receber a carteira de advogado, o que corresponde a um percentual de quase 90% de reprovação.

Isso significa que praticamente nove em cada 10 candidatos que fizeram a prova foram reprovados pela OAB e não terão direito de exercer a profissão de advogado. A relação preliminar, bem como os padrões de respostas esperadas para a prova da segunda fase, foram divulgadas na última sexta-feira, no site da FGV. O prazo para os recursos teve início ao meio-dia do sábado. A divulgação do resultado final do Exame, já com a decisão sobre os recursos, está prevista para o dia 5 de abril.

A prova desta última etapa foi realizada no dia 24 de fevereiro deste ano por 19.134 candidatos que obtiveram aprovação na primeira fase. Na segunda fase, foi preciso redigir uma peça profissional valendo cinco pontos e responder a quatro questões (valendo 1,25 ponto cada) sob a forma de situações-problema. Foram aprovados os candidatos que tiraram nota mínima seis na prova.

A prova da OAB pode ser prestada pelo bacharel em direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, e os estudantes do último ano do curso de graduação ou do nono e décimo semestres. A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado.

Inscrições para o 10º exame

A OAB divulgou na semana passada o edital de abertura do 10º Exame de Ordem Unificado com a inclusão, pela primeira vez, da área de filosofia do direito entre os conteúdos abordados nas questões. As inscrições, exclusivamente pela internet, foram abertas às 14h de sexta-feira e se estendem até as 23h59min do dia 8 de abril de 2013.

A primeira fase, com 80 questões objetivas, está prevista para o dia 28 de abril e a segunda (prova prático-profissional), deve acontecer no dia 16 de junho de 2013. Houve mudança no horário das provas, que terão início às 13h, seguindo o horário de Brasília, e não mais às 14h, como vinha ocorrendo.

Os candidatos terão cinco horas para responder a todas as questões. Os locais de realização da prova da primeira fase serão divulgados na data provável de 22 de abril de 2013.