Número de mortos na Síria pode se aproximar de 70 mil, diz ONU

As Nações Unidas informaram que o número de mortos pela violência política na Síria pode ser agora de 70 mil. A declaração foi feita, nesta terça-feira, pela alta comissária de direitos humanos, Navi Pillay, durante uma reunião no Conselho de Segurança sobre a Proteção de Civis em Conflitos Armados. Preço Pillay lembrou que desde a […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As Nações Unidas informaram que o número de mortos pela violência política na Síria pode ser agora de 70 mil.

A declaração foi feita, nesta terça-feira, pela alta comissária de direitos humanos, Navi Pillay, durante uma reunião no Conselho de Segurança sobre a Proteção de Civis em Conflitos Armados.

Preço

Pillay lembrou que desde a última aparição dela no Conselho, o número de mortos pode ter aumentado em 10 mil. Segundo ela, a falta de consenso em torno da Síria, aliada ao que chamou de falta de ação do órgão tem sido desastrosa, levando os civis de ambos os lados a pagar o preço.

No discurso, Pillay disse que a ONU “vai ser julgada pelo desenrolar da tragédia (síria) diante dos próprios olhos.” Ela disse que uma das ações imediatas que o Conselho de Segurança pode tomar, será encaminhar a Síria ao Tribunal Penal Internacional, TPI.

União

Para ela, a medida enviaria uma mensagem clara ao governo e à oposição sobre as consequências das suas ações, o que considerou que poderia ter um efeito preventivo muito significativo.

Mais de 4 milhões de sírios estariam precisando de ajuda humanitária devido ao conflito entre o governo e grupos da oposição há quase dois anos.

No pronunciamento, Pillay frisou a necessidade de união e ação dos 15 Estados-membros do Conselho de Segurança, devido à ameaça a dezenas de milhares de vidas. E lembrou que sempre haverá desacordos sobre a resposta adequada a dar.

Conteúdos relacionados