Novo relatório do IPCC sobre o clima será divulgado parcialmente este ano
As mudanças climáticas que atinge o planeta por causa do aquecimento da atmosfera serão detalhadas no próximo relatório parcial do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), que será divulgado este ano. O anúncio foi feito hoje (25) durante a 7ª Conferência e Assembleia Geral da Rede Global de Academias de Ciências, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As mudanças climáticas que atinge o planeta por causa do aquecimento da atmosfera serão detalhadas no próximo relatório parcial do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), que será divulgado este ano. O anúncio foi feito hoje (25) durante a 7ª Conferência e Assembleia Geral da Rede Global de Academias de Ciências, que ocorre na capital fluminense até quarta-feira (27).
O diretor-geral da Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Luiz Pinguelli, disse que o relatório abordará o Grupo de Trabalho 1 do IPCC sobre as mudanças na atmosfera. “O Grupo 1 é estritamente científico, no sentido de que trata do comportamento da atmosfera, com bases em algumas previsões de emissões. O Grupo 2 trata das consequências nos vários campos, incluindo agricultura e saúde, e o Grupo 3 é muito político, porque trata de cenários.”
Pinguelli, que trabalha como revisor do IPCC, informou que o próximo relatório deverá ser mais rígido nas informações, para evitar erros como os verificados no documento de 2007, quando a velocidade de derretimento das geleiras foi superestimada. “O IPCC está trabalhando com mais cuidado, visando a resultados mais robustos.”
O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência e Tecnologia, Carlos Nobre, não quis adiantar o conteúdo do próximo relatório, mas frisou que as informações trazidas nos primeiros documentos, que apontavam para um aumento na temperatura do planeta, pela queima de combustíveis fósseis por ação do homem, foram confirmadas.
“As evidências são avassaladoras. O clima está mudando em uma velocidade que a Terra não vê em alguns milhões de anos. A velocidade que o clima está mudando é 50 ou 100 vezes mais rápida do que quando a Terra começou a sair da última glaciação, 20 mil anos atrás, até ela atingir o equilíbrio climático recente, 12 mil anos atrás.”
O IPCC foi criado em 1988 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e reúne milhares de cientistas de diversos países. Já foram publicados quatro relatórios. A divulgação completa do quinto, incluindo os trabalhos dos grupos 2 e 3, deverá ocorrer em 2014.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.