Geral

Nova York aumenta para 21 anos idade mínima para fumar

Jovens menores de 21 anos já não poderão comprar tabaco, cigarros, cigarros eletrônicos ou charutos na cidade de Nova York depois da aprovação pelo Conselho nesta quarta-feira (30) de uma medida que eleva a idade mínima para fumar na ‘Big Apple’. O prefeito Michael Bloomberg, que lutou contra o fumo em sua administração, proibindo-o em […]

Arquivo Publicado em 31/10/2013, às 15h37

None

Jovens menores de 21 anos já não poderão comprar tabaco, cigarros, cigarros eletrônicos ou charutos na cidade de Nova York depois da aprovação pelo Conselho nesta quarta-feira (30) de uma medida que eleva a idade mínima para fumar na ‘Big Apple’.


O prefeito Michael Bloomberg, que lutou contra o fumo em sua administração, proibindo-o em bares e espaços públicos, disse que sancionará a legislação, que entrará em vigor seis meses depois de se transformar em lei.


“Sabemos que a dependência do tabaco pode começar muito rápido depois que um jovem experimenta pela primeira vez o cigarro, por isso é crucial que os paremos antes que comecem a fumar”, disse o prefeito.


Bloomberg lembrou que entre 2001, quando se tornou prefeito de Nova York, e 2011 se reduziu em mais da metade o número de adolescentes e jovens que fumavam no ensino médio, de 17,6% a 8,5%, e que se manteve estável.


“Aumentando a idade de fumar para 21 anos, ajudaremos a prevenir outra geração com problemas de saúde e com menos expectativa de vida como consequência do fumo”, destacou.


O chefe de Saúde da cidade, Thomas A. Farley, também se mostrou satisfeito com a ação do Conselho e lembrou que 80% dos nova-iorquinos que fumam começaram antes dos 21 anos.


Na terça-feira o comitê de Saúde aprovou a proposta de lei, embora não tenha acontecido o mesmo com outra parte da legislação, em que Bloomberg propunha que os comércios e outros pontos de venda ocultassem os pacotes de charutos que atualmente são mostrados nas vitrines livremente, com objeto de combater o tabagismo.


Para a presidente do Conselho e ex-aspirante democrata à prefeitura, Christine Quinn, a legislação salvará vidas, afirmou ao New York Times.


A idade mínima para fumar nos EUA é de 18 anos, embora alguns locais tenham estabelecido os 19 anos, inclusive em Nassau e Suffolk, em Long Island, no Estado de Nova York.


Um subúrbio de Boston aumentou em 2005 a idade para 21, destacou o “NYT”.

Jornal Midiamax