Com apoio da prefeitura, medida irá contemplar crianças do município

A Prefeitura de Nova Andradina aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O programa é uma iniciativa do Governo Federal e visa que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Em Nova Andradina, a medida será desenvolvida pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Semec). A exemplo dos projetos já implantados pelo Executivo municipal, o programa atua na perspectiva de proporcionar uma educação inclusiva, garantindo o direito de aprendizagem a todas as crianças.

O primeiro encontro com os alfabetizadores do 1º ao 3º ano será realizado nesta quarta-feira (27). O evento será ministrado pelas educadoras Cristiane Soler Ribeiro e Maria Cleide Davi Nogueira. Os participantes terão 120 horas de curso anual durante dois anos.

De acordo com a secretária Nair Aparecida Lorencini Russo, em 2013 os professores irão trabalhar com Linguagens. No próximo ano será a vez de os educadores intensificarem a aprendizagem da Matemática aos estudantes da Rede Municipal de Ensino (Reme).

A gestora também destacou a iniciativa e frisou o empenho do prefeito Roberto Hashioka para a implantação do programa. “Este pacto é um ganho para Nova Andradina e para os professores, pois as oficinas vêm de encontro com as expectativas dos educadores e traz uma reflexão sobre a prática pedagógica, além de apontar medidas que podem fazer a diferença na sala de aula”, enfatizou.

Entre as metas estabelecidas está a formação continuada e presencial de professores, incentivo aos docentes, distribuição e aumento dos recursos materiais, mobilização da sociedade, monitoramento e acompanhamento dos conselhos e aplicação de avaliações diagnósticas.

As realizações de provas externas, o incentivo para as escolas que mais avançarem e a gestão e monitoramento das ações em colaboração com os estados e municípios também são apontados pelo Ministério da Educação (MEC) como objetivos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.