Aproximadamente 70 mil multas foram aplicadas pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) de janeiro a abril deste ano. Apesar do alto índice, o número é menor que o registrado no ano anterior. Enquanto que em 2013 foram aplicadas 67.599 multas, em 2012 foram 77.583. As informações são dos boletins estatísticos do órgão estadual de trânsito.

Transitar em velocidade superior a máxima permitida em até 20% é a principal infração cometida pelos motoristas. Em média, 35% das multas aplicadas se devem a este motivo. Ao todo foram 23.660 motoristas multados.

Um dado interessante observado nas estatísticas é que o comportamento do motorista mudou pouco de um ano para cá. Em 2012, 38% (29.544) dos motoristas no período verificado foram multados por transitar com velocidade acima da permitida em até 20%. Diferença de três pontos percentuais a mais em relação a este ano.

Já o segundo motivo de multas mudou. Enquanto que no ano passado a velocidade continuava sendo o principal problema, já que em média 10% (7.586) dos motoristas foram multados por dirigir acima do máximo permitido em até 50%. Este ano o problema é furar o sinal vermelho. A infração foi flagrada por 8.408 motoristas até fim de abril de 2013.

A assessoria de imprensa do órgão pontua que tanto a velocidade em excesso quanto atravessar o sinal vermelho são as infrações mais verificadas porque podem ser flagradas em equipamentos eletrônicos. “Outras infrações acabam tendo número menor porque são verificadas em blitze ou por agentes de trânsito”

Maiores causadores de acidentes

Contudo, o assessor de psicologia do trânsito do Detran, Renan da Cunha Soares Jr., revela que tanto o excesso de velocidade quanto avançar o sinal vermelho são os principais motivos de causa de acidentes não apenas em Campo Grande, como em todo o país.

Ele conta que, em geral, os acidentes ocorrem após alguma infração. Tanto que, conforme explica, há estudiosos que questionam o nome ‘acidente’ já que não aconteceu ao acaso, senão após alguma atitude inadequada dos motoristas.