Geral

Nobel de Química sai para austríaco, britânico e israelense

A Real Academia Sueca de Ciências anunciou hoje (9) os nomes de três pesquisadores escolhidos para receber o Prêmio Nobel de Química 2013. Os vencedores são o austríaco Martin Karplus, de 83 anos, o britânico Michael Levitt, de 66, e o israelense Arieh Warshel, de 73. Eles desenvolveram pesquisas sobre os modelos multiescala para sistemas […]

Arquivo Publicado em 09/10/2013, às 09h55

None
181129938.jpg

A Real Academia Sueca de Ciências anunciou hoje (9) os nomes de três pesquisadores escolhidos para receber o Prêmio Nobel de Química 2013. Os vencedores são o austríaco Martin Karplus, de 83 anos, o britânico Michael Levitt, de 66, e o israelense Arieh Warshel, de 73. Eles desenvolveram pesquisas sobre os modelos multiescala para sistemas químicos complexos. Os três trabalham em universidades norte-americanas.


Nas pesquisas, os cientistas associaram as análises químicas aos métodos de física clássica e quântica. Foram feitos cálculos teóricos e simulações para observar os átomos quânticos e a associação com a principal proteína e o organismo. O computador executou os cálculos. As pesquisas mostraram que as reações químicas ocorrem na velocidade da luz e, em uma fração de um milésimo de segundo, os elétrons saltam de um núcleo atômico para o outro.


Especialistas disseram que o trabalho de Karplus, Levitt e Warshel é inovador pois associou a física clássica com os fundamentos diferentes da física quântica. Na década de 70, os três pesquisadores analisaram programas que sustentam as bases das pesquisas para a compreensão de uma série de processos químicos. Eles utilizaram modelos de computador que espelham a vida real para observar os avanços na química.


Amanhã (10) será anunciado o Prêmio Nobel de Literatura, na sexta-feira (11) será o da Paz e no dia 14 o de Economia. Os detalhes sobre a premiação são divulgados no site http://www.nobelprize.org/

Jornal Midiamax