O Google também prestou sua homenagem ao ex-presidente, líder mundial Nelson Mandela, falecido na última quinta-feira, 5 de dezembro, aos 95 anos. Na página inicial do Google, abaixo do logotipo, um link no nome Nelson Rolihlahla Mandela, 1918-2013, leva o usuário para o Centro de Memória Nelson Mandela.

O arquivo multimídia inclui correspondências de Mandela com familiares, colegas e amigos, diários escritos durante seus 27 anos de prisão e notas que ele fez ao liderar as negociações que puseram fim ao apartheid na África do Sul. O arquivo também inclui fotos antigas e rascunhos de material de Mandela para seu livro Conversas comigo mesmo, a sequência de sua autobiografia Longo caminho para a liberdade, além de vídeos e artigos sobre a vida e obra do grande líder mundial.

O Google começou a trabalhar com o Centro de Memória Nelson Mandela em 2011 para ajudar a preservar digitalmente milhares de documentos de arquivo, fotografias e vídeos sobre Nelson Mandela. Com base em Joanesburgo, o Centro de Memória Nelson Mandela está comprometido com a documentação de um dos maiores estadistas do mundo e a difusão da história de sua vida e seu trabalho para promover a justiça social em todo o mundo.