Diante da epidemia de dengue que assola o município de , a prefeitura municipal realiza nesta quarta-feira (20) o dia “D” de combate de combate ao mosquito transmissor da doença.

A mobilização, encabeçada a pedido do prefeito Léo Matos acontecerá na cidade, envolvendo aproximadamente 700 pessoas entre servidores públicos do executivo e legislativo, lideranças comunitárias, representantes de entidades e voluntários, na luta contra esta doença que tem acometido mais e mais pessoas a cada dia em Naviraí.

O perímetro urbano do município é constituído por 1.200 quarteirões. Desse total, 962 foram identificados para visitação das equipes. A cidade foi dividida em 74 regiões com treze quarteirões cada. Cada região dessa será visitada por um grupo de 10 pessoas que estarão adentrando os quintais e, acompanhados dos moradores ou responsáveis pelo imóvel, farão a vistoria.

Onde for encontrado foco de dengue, o criadouro será eliminado, e o domicílio identificado tendo endereço repassado ao setor de vetores ou vigilância sanitária. O mesmo acontecerá com depósitos fixos, terrenos baldios ou casas fechadas.

Os visitantes, usando luvas, utilizarão sacos plásticos para acondicionar recipientes ou objetos que precisem ser tirados de circulação por acumular água. Até mesmo árvores ocas serão vistoriadas, pois ali pode ocorrer acúmulo de água propício para o mosquito depositar ovos. A estrutura para o dia “D” contra a dengue contará com mais de 30 veículos entre caminhões, tratores e utilitários, além de outros equipamentos.

De 1.384 casos notificados até sexta-feira (15), 298 foram confirmados como dengue. 64 exames foram descartados e outros 1.022 ainda aguardam resultado laboratorial, o que significa que o número de doentes com dengue pode aumentar nos próximos dias.