A Festa do Peixe de Dourados também é um local de transmissão de cultura e momento de interação de pais com os filhos. Nesta quinta-feira, foi o dia do torneio de pesca na categoria infantil, onde essa interação acontece.

Neri dos Santos Siqueira levou três netos para pescar no lago. No momento em que a reportagem chegou ao local onde estava ele ensinava a neta Gabriela Siqueira Gomes, de 8 anos, a lançar o anzol iscado na água. A menina, que estuda o terceiro ano na escola Professora Alícia Araújo, já está começando a tomar gosto pela arte de pescar. “Mas não tá fácil tirar um peixe dessa água”, brincou Neri.

Mais sorte que ele teve Bianca Zanon Teixeira, de 10 anos, estudante do sexto ano da escola Loyde Bonfim de Andrade. Com a ajuda do pai Dalson Teixeira ela tirou do lago um exemplar de pacu pesando 2 quilos e 130 gramas. “Foi muita emoção”, disse a menina. Logo em seguida já estava tentando pescar outro peixão.

Um bom número de crianças rodeou o lago do parque Antenor Martins, onde acontece a 10ª Festa do Peixe & Festival Dourados. Entre elas José Wilson de Oliveira Raiu Filho, de 11 anos, estudante do quinto ano da escola Franklin Luiz Azambuja. Pela primeira vez ele participava da festa. “Quero pegar o maior peixe e ganhar o prêmio”, disse entusiasmado o menino.

Alex Soares Medina, de 12 anos, estudante do sétimo ano da escola Efantina Quadros, disse gostou da festa e promete participar de todas as próximas edições. Ele pescava no lago pela primeira vez.

Já Mateus Gomes, de 11 anos, participava pelo segundo ano consecutivo do torneio, sem ainda não ter pego nenhum peixe. Este ano ele trouxe uma isca diferente, tripa de galinha, na tentativa de atrair o maior peixe e ganhar o prêmio.

Para a categoria infantil os prêmios são 1 Xbox (1º lugar), 1 Tablet (2º lugar), bicicletas para os 3º e 4º lugares e um aparelho de celular para o 5º lugar.

MAIS FESTA

Nesta sexta-feira tem o torneio na categoria adulto. A pesca pode ser feita no lago das 7h às 17h. As inscrições são feitas na portaria do parque. A premiação para quem fisgar o maior peixe (por peso) na categoria adulto é um barco com motor e carreta.

Durante o dia e à noite funciona a praça de alimentação, com restaurantes e barracas vendendo alimentação, com foco para pratos à base de peixe, e bebidas. Há ainda um parque de diversões.

À noite tem shows. Os shows de sexta-feira são com ‘Kalize’, ‘Debora Neves’ e a dupla ‘Pablo e Marcelo’. No sábado, encerrando as atividades noturnas da festa tem ‘Trajeto 2’ e ‘Bando do Velho Jack’.

De quinta a domingo tem as atividades esportivas do Festival Dourados. Haverá competições de futevôlei masculino, voleibol de praia, masculino e feminino, futebol de praia mirim e ainda a ‘Corrida Pedestre Festival Dourados’, com largada no domingo às 9h.

A organização da festa é encabeçada pela Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio. A parte cultural é organizada pela Secretaria de Cultura e a parte esportiva pela Funed (Fundação de Esportes). A Secretaria de Serviços Urbanos cuida da manutenção.