Mutirão de especialidades médicas começa neste sábado em Campo Grande

A Prefeitura Municipal de Campo Grande realiza o 1º Mutirão de Especialidades Médicas que será realizado no sábado, das 7 às 18 horas no Centro de Especialidades Médicas (CEM), localizado na Travessa Guia Lopes, 71, no bairro São Francisco. Por meio do Projeto Fila Zero, inédito em Campo Grande, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau)da […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Prefeitura Municipal de Campo Grande realiza o 1º Mutirão de Especialidades Médicas que será realizado no sábado, das 7 às 18 horas no Centro de Especialidades Médicas (CEM), localizado na Travessa Guia Lopes, 71, no bairro São Francisco.

Por meio do Projeto Fila Zero, inédito em Campo Grande, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau)da Capital tem o objetivo de diminuir a fila de espera além de garantir o acesso aos usuários que estão aguardando consultas especializadas ha algum tempo.

Na ocasião, o Núcleo Integrado de Psiquiatria e Saúde Mental vai ser inaugurado e será a primeira especialidade disponibilizada no mutirão. Atualmente a fila de espera ultrapassa 3,8 mil pacientes para atendimentos psiquiátricos que aguardam atendimento ambulatorial na fila do Sistema de Regulação de Vagas (SISREG) há mais de um ano.

O projeto “Fila Zero” tem o objetivo de diminuir a fila de espera das especialidades oferecidas pelo Sistema Único de Saúde em Campo Grande, a primeira etapa do mutirão que terá inicio neste sábado (19) vai ser realizado até o mês de agosto, quando passará por reavaliação.

Segundo o secretário da saúde, Ivandro Fonseca o projeto “Fila Zero” será implementado com o intuito de atender aqueles que aguardam há muito tempo por atendimento. “É uma determinação do nosso prefeito não deixar o paciente na fila de espera muito tempo. Assim, com este projeto vamos disponibilizar o acesso ao serviço de saúde publica visando reduzir a demanda reprimida que encontra-se há muito tempo sem atendimento”.

A agenda das consultas especializadas foi encaminhada pela Central de Regulação e refere-se aos procedimentos de maior demanda reprimida na área da saúde. A primeira etapa do mutirão a equipe de profissionais da Sesau pretende realizar mais de 300 consultas.

A médica coordenadora do Mutirão de Especialidades, Ana Carolina Ametoa Guimarães, espera melhorar a acessibilidade dos usuários, uma vez que às consultas especializadas fortalecem a atenção básica através de um processo de educação em saúde, além disso, a iniciativa pode facilitar o acompanhamento e reduzir os custos no sistema público decorrente de internações e procedimentos tardios e de alta complexidade.

O secretario adjunto Victor Rocha, espera que a população tenha acesso à saúde e que seja de qualidade. “O prefeito Alcides Bernal determinou que todo o procedimento seja acompanhado por nossa equipe, garantindo que a população esta sempre muito bem atendida”, completou.

A solenidade contará com a presença do prefeito Alcides Bernal, do secretario de saúde Ivandro Correa Fonseca, , além de autoridades e profissionais da saúde.

Confira a programação:

18 de maio – Mutirão de Psiquiatria

08 de junho – Mutirão de Glaucoma

15 de junho – Mutirão de Endócrino e Oftalmologia Geral

29 de junho – Mutirão de Psiquiatria

06 de julho – Mutirão de Neurologia Adulto e Infantil

20 de julho – Mutirão de Oftalmologia Geral

10 de agosto – Mutirão de Endócrino e Oftalmologia Geral

24 de agosto – Mutirão de Psiquiatria

Conteúdos relacionados