Mutirão atende pacientes que aguardavam há meses por consultas médicas

Cerca de 400 pacientes que aguardavam por atendimentos nas áreas de endocrinologia e oftalmologia foram atendidos no Mutirão de Especialidades Médicas, no CEM (Centro de Especialidades Médicas), realizado neste sábado (13) em Campo Grande. As consultas foram agendadas pela Sesau (Secretária Municipal de Saúde) e fazem parte do projeto Fila Zero, que tem o objetivo de diminuir […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Cerca de 400 pacientes que aguardavam por atendimentos nas áreas de endocrinologia e oftalmologia foram atendidos no Mutirão de Especialidades Médicas, no CEM (Centro de Especialidades Médicas), realizado neste sábado (13) em Campo Grande.

As consultas foram agendadas pela Sesau (Secretária Municipal de Saúde) e fazem parte do projeto Fila Zero, que tem o objetivo de diminuir o tempo de espera de pessoas que aguardam por consultas em diversas especialidades.

Há 11 meses esperando por consulta com endocrinologista, Lourdes Justina Ferreira, 42 anos, teve de pagar médicos particulares por não conseguir o atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde). “Durante estas consultas fiquei sabendo que estava com problemas na tireóide, mas estava gastando muito e decide esperar. Hoje estou fazendo minha primeira consulta gratuita”, relata.

Cláudia da Silva Pimental gastou quase R$ 1 mil para realizar exames e consultas particulares, já que o atendimento com o endócrino na rede pública demorou nove meses para ser realizado. “Quando procurei especialista particular ele me indicou remédio com altas doses de iodo e isso fez com que eu piorasse”, revela. Ela estava com a consulta marcada para as 13h e não houve atraso no atendimento.

O mutirão contou com 14 clínicos gerais supervisionados por especialistas das áreas, dois endócrinos e três oftalmologistas. Dos atendidos, 320 eram pacientes endócrinos e 120 de oftalmologia. Hoje, cerca de 48 mil pessoas aguardam, há mais de um ano, na agenda do Sistema de Regulação de Vagas (Sisreg) para atendimentos especializado.

Conteúdos relacionados