Prefeituras de todo o Brasil têm uma semana para se cadastrar nos programas do Governo Federal e pleitear investimentos do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) neste ano. O prazo para cadastramento está aberto desde o dia 4 de fevereiro e deve terminar no próximo dia 5.

Ao todo serão investidos R$ 66,8 bilhões. Para municípios com população abaixo de 50 mil habitantes, que são a grande maioria, o Governo Federal prevê a liberação de R$ 31,3 bilhões para investimento em habitação, saneamento, mobilidade urbana, e equipamentos.

Para receber investimentos do Programa Minha Casa Minha Vida, municípios com até 50 mil habitantes devem procurar o Ministério das Cidades (www.cidades.gov.br). Se o propósito é saneamento ou a aquisição de retroescavadeiras e motoniveladoras, basta acessar o Ministério do Desenvolvimento Agrário (www.mda.gov.br).

No Ministério da Educação (http://simec.mec.gov.br), é possível se inscrever para investir em creches, pré-escolas e quadras poliesportivas. O (http://dab.saude.gov.br/sistemas/qualificaUbs) desenvolve ações para a construção e ampliação de Unidade Básica de Saúde e o Ministério das Comunicações (www.mc.gov.br) disponibiliza recursos do Programa Cidade Digital.

Municípios com população acima de 50 mil pessoas terão acesso aos programas do Ministério dos Esportes (www.esporte.gov.br) e do Ministério das Cidades (www.cidades.gov.br) para o setor de infraestrutura. Todos os municípios, independente do número de habitantes, podem se candidatar aos programas do Ministério das Cidades para a pavimentação de vias urbanas. (Com informações da Assomasul)