Multidão toma as ruas de Copacabana para celebrar o orgulho gay

Centenas de milhares de pessoas de todas as idades e orientações sexuais lotaram neste domingo a avenida Atlântica, em Copacabana, para participar da 18ª edição da Parada do Orgulho Gay do Rio de Janeiro sob o lema “Somos milhões de vozes”. A multidão, que a polícia calculou em 300 mil pessoas no momento do início […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Centenas de milhares de pessoas de todas as idades e orientações sexuais lotaram neste domingo a avenida Atlântica, em Copacabana, para participar da 18ª edição da Parada do Orgulho Gay do Rio de Janeiro sob o lema “Somos milhões de vozes”.

A multidão, que a polícia calculou em 300 mil pessoas no momento do início do desfile, pode alcançar um milhão até o final do dia, segundo esperam os organizadores, atraídos pela música eletrônica, pop e popular de 15 trios elétricos.

Nos trios, os balões, as fantasias e a festa combinaram com mensagens que pediam o fim da discriminação sexual e da intolerância religiosa.

Além dos gays e simpatizantes, milhares de famílias andaram até a orla de Copacabana para acompanhar a passeata, que percorreu de ponta a ponta a avenida que meses atrás também recebeu multidões durante a visita do papa Francisco.

O desfile é organizado pelo Grupo Arco-Íris do Rio de Janeiro, que este ano celebra seu 20º aniversário em defesa de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros.

Uma das principais reivindicações dos ativistas foi a regulamentação do casamento entre homossexuais, que foi legalizado em maio pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mas sem nenhuma legislação específica que garanta seu cumprimento.

O Brasil se tornou o terceiro país latino-americano onde na prática é possível o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Ao contrário dos outros dois, Argentina e Uruguai, a iniciativa partiu da Justiça e não do Parlamento.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados