Cerca de 70% da área de agricultura brasileira, correspondente a 35 milhões de hectares, conta com a técnica de plantio direto na palha, que utiliza os restos vegetais de culturas anteriores. Em Mato Grosso do Sul, 90% dos produtores adotam a técnica que contribui para manter a umidade, isolar doenças e pragas e colaborar para fixação de nutrientes do solo, garantindo produção mesmo em condições climáticas adversas.

As novidades e estudos sobre a técnica serão trazidas para o Estado, em 2014, no 14º Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha. O encontro é bianual e acontece sempre em uma região produtora em destaque no Brasil. “Queremos criar um ambiente de discussão entre as universidades e instituições de pesquisa e os produtores rurais para disseminar os benefícios do plantio direto. Em função da crescente produção sucroenergética no Estado, vamos discutir também a utilização do plantio direto na cana de açúcar”, explicou o presidente da Federação Nacional do Plantio Direto na Palha, (Febrapdp), Alfonso Adriano Sleutjes.

A comissão formada para promover o encontro no Estado esteve reunida nessa sexta (25) durante o Showtec 2013, em Maracaju (MS). “Nossos produtores têm consciência da importância do plantio direto e os resultados que a técnica tem promovido ao longo dos anos na nossa produção”, disse o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul), Eduardo Riedel.

“Mato Grosso do Sul tem sua produção sustentável comprovada em função do plantio direto que tem transformado o cerrado no maior celeiro do mundo. O plantio direto na palha possibilita a produção de alimentos mesmo em solos que não apresentam condições favoráveis. É uma ferramenta de transformação”, disse o presidente honorário da Febrapdp, Herbert Bartz, pioneiro da técnica na América Latina.

Fazem parte da comissão de organização do 14º Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha representantes da Famasul, Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS), Embrapa, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Febrapdp, Fundação MS e universidades. A última edição do evento aconteceu em julho de 2012, em Passo Fundo (RS).

O Showtec 2013 encerra sua programação nessa sexta (25). O evento tem como tema a “Diversificação do Agro para um Brasil Melhor”. Essa é a 17a. edição da Feira, realizada pela Fundação MS e promovida pelo Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Sistema OCB/MS – Organização das Cooperativas Brasileiras, e Aprosoja/MS – Associação de Produtores de Soja de MS.