Acidente aconteceu na última quarta (17). Locomotiva transportava mais de 1 milhão de litros de combustível

O Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul instaurou inquérito civil público para apurar as causas e as consequência de acidente ferroviário ocorrido no município de na última quarta-feira (17). O descarrilamento de 23 vagões de trem da América Latina Logística (ALL), carregados de combustível, provocou incêndio de grande proporção, além de derramamento de óleo.

Não houve feridos, mas, apesar do acidente ter ocorrido em trecho de montanha, há a possibilidade de dano ambiental. Foram 1,38 milhão de litros de combustível queimados ou derramados na região. No dia do acidente, equipe do MPF – acompanhada de representantes do Ministério Público Estadual e da Polícia Federal – vistou o local e constatou as “significativas dimensões do descarrilamento”.

No inquérito instaurado, o MPF apura também as medidas adotadas pela ALL para garantir a segurança de operação, manutenção de equipamentos e linhas, segurança de instalações e pessoal e ações de contingenciamento de emergência.

Riscos ambientais

Possíveis danos ao meio ambiente serão apurados pelo setor de Criminalística da Polícia Federal, que realizou perícia no local logo após o acidente. A Polícia Militar Ambiental e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também foram chamados a acompanhar o caso. As conclusões dos órgãos policiais e ambientais serão encaminhadas ao Ministério Público para a adoção de medidas cabíveis.