Mototaxistas e motofretistas de Coxim e Rio Verde realizam curso gratuito de atualização
Em atendimento à resolução 356 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), profissionais que trabalham com o transporte remunerado de passageiros (mototáxi) e de cargas (motofrete) em motocicleta e motoneta estão sendo obrigados a se especializar para se adequarem à legislação. Segundo a diretora de Habilitação e Educação de Trânsito do Detran-MS, Elizabeth Félix, o curso […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em atendimento à resolução 356 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), profissionais que trabalham com o transporte remunerado de passageiros (mototáxi) e de cargas (motofrete) em motocicleta e motoneta estão sendo obrigados a se especializar para se adequarem à legislação.
Segundo a diretora de Habilitação e Educação de Trânsito do Detran-MS, Elizabeth Félix, o curso custa em média R$ 200,00, além do gasto com transporte e hospedagem. Diante do valor, o Deputado estadual Junior Mochi (PMDB), através de uma parceria com as câmaras e prefeituras de Coxim e Rio Verde, conseguiu que a capacitação dos profissionais dos referidos municípios seja realizada gratuitamente.
“O deputado Junior Mochi tem sido um grande parceiro na melhoria da qualidade do nosso trânsito, seja promovendo audiências públicas ou levando as reivindicações dos municípios até o diretor presidente do Detran-MS, Carlos Henrique Santos Pereira” reforçou Elizabeth Félix, salientando que os profissionais que não passarem por esta capacitação, não conseguirão renovar a carteira e nem tirar alvará.
Na cidade de Rio Verde o curso começou na segunda-feira (20) e em Coxim foi o encerramento, com 100% de aprovação. Somando os dois municípios, cerca de 390 profissionais estarão habilitados e dentro das normas do CONTRAN.
Para o mototaxista de Rio Verde, Sebastião Gomes de Matos, 43 anos, esta gratuidade veio em boa hora. “Nós teríamos mesmo que fazer de todo jeito e sendo de graça ficou melhor ainda”, comentou.
Há três anos trabalhando como motofretista em Coxim, Ilzo Traguetto Sobrinho, 23 anos, disse que com o conhecimento adquirido, sente-se bem mais qualificado no serviço que presta há vários anos.
De acordo com a gestora de educação do Detran-MS, Silvia Fernandes, a capacitação conta com 30 horas de duração, sendo divididas em aulas teóricas e práticas. “Para realizar o curso é necessário ter mais de 21 anos e ser habilitado há no mínimo de dois anos na categoria. Dentre os assuntos abordados os alunos aprenderam sobre procedimento para transporte de pessoa e cargas; gestão de risco sobre duas rodas; ética e cidadania; segurança e saúde e legislação de trânsito”, explicou.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Banco Central do Brasil planeja moeda digital para 2024
O Banco Central do Brasil está se preparando para lançar uma moeda digital em 2024, uma inovação que promete transformar o sistema financeiro do país. Este
Casa Arauco será inaugurada em Inocência para aproximação com a comunidade local
Espaço foca na sustentabilidade e será inaugurado na próxima terça-feira (17)
Presidente Lula vai passar por novo procedimento na cabeça nesta quinta-feira, diz hospital
Procedimento será realizado para interromper o fluxo de sangue em uma região do cérebro e evitar novos sangramentos
Cadeirante é agredido com pedaço de cano pela ex-mulher em Campo Grande
Vítima foi atingida na coluna, região onde passou por cirurgia recentemente, e socorrida pelos Bombeiros
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.