Os moradores do Panamá, região oeste de Campo Grande, denunciam a tentativa de obstrução de uma nascente do Córrego Imbirussu. De acordo com os moradores, uma patrola teria jogado morros de terra em cima do curso do rio após o cascalhamento de uma das vias neste ano.

O curso do nascente é paralelo a avenida José Barbosa Rodrigues e foi obstruído no cruzamento com a rua José Mangabeira, que recebeu cascalhamento recentemente.

De acordo com assistente judiciário, Marcelo Ribeiro Coelho, 35 anos, o problema ocorreu a cerca de um mês e o preocupou. “Considero isto um crime ambiental e um descaso, pois aqui é uma área de preservação, onde circulam inúmeros animais”, afirma.

Devido às chuvas e a força da água, parte do morro de terra que obstruía a nascente cedeu e água passou a cair dentro de uma boca de lobo próximo ao local. Devido a isto, a via ficou tomada por terra e outras bocas de lobo do local acabaram ficando entupidas. Outro fator apontado pelos morados como problemático, é a grande quantidade de lixo jogada no local.

“Eles reformaram este avenida há poucos anos e resguardaram o leito principal do córrego, mas o outro lado deixaram de qualquer jeito. Não canalizaram, nem nada”, afirma a dona de casa, Marcela Delgado da Silva, 26 anos.

Conforme ela, a nascente é prejudicada também pela falta de asfalto da rua que cruza a avenida. “Além disto, aquele local fica sempre um barreiro. Na terça-feira (5) um carro da Oi chegou até a atolar naquele trecho”, relata.

Até o fechamento da reportagem a  assessoria de imprensa da Prefeitura não informou sobre como ficará a situação do local ou confirmou se o cascalhamento realmente ocorreu no local.