O crescimento nos gastos publicitários no mundo será acelerado para 5,8 por cento ao ano até 2015, impulsionado pela demanda de marketing via dispositivos móveis e uma recuperação econômica ampla, segundo projeção de um grupo de pesquisa divulgada nesta segunda-feira.

A ZenithOptimedia disse esperar que os gastos com publicidade cresçam 3,6 por cento este ano, uma revisão para cima sobre sua projeção de 3,5 por cento em setembro.

Os gastos com publicidade passarão então a crescer 5,3 por cento em 2014 e 5,8 por cento em 2015 e 2016, disse a Zenith, a unidade de projeções da Publicis Groupe, a terceira maior empresa de publicidade do mundo em vendas.

“A tecnologia móvel está criando novas oportunidades para que profissionais de marketing se conectem com seus consumidores”, disse Steve King, presidente-executivo da Zenith.

A Zenith estima que a tecnologia móvel contribuirá com 36 por cento dos gastos publicitários extras entre 2013 e 2016.

Um relatório separado da GroupM, parte da WPP, a maior empresa de publicidade do mundo, revisou sua estimativa de crescimento publicitário no mundo em 2014 para baixo, a 4,6 por cento, em um total de 531 bilhões de dólares, ante crescimento de 5,1 por cento estimado anteriormente este ano.