De acordo com o jornal Folha de S. Paulo desta quarta-feira, o Ministério do Esporte pode interceder ainda neste ano para derrubar a proibição ao consumo de bebidas alcoólicas em estádios brasileiros. Vetado pelo Estatuto do Torcedor, o comércio de álcool nas arenas deve ser renegociado nos próximos dias, segundo o secretário de futebol do ministério, Toninho Nascimento.

Toninho afirma que, após o início da renegociação, será a vez de conversar com estados e municípios que possuem leis vetando a entrada de bebidas alcoólicas em estádios e ginásios – especialmente cerveja. Diante da alteração das normas, o Ministério do Esporte espera que o comércio de bebidas seja permitido “em breve”, segundo o jornal.

Durante a Copa das Confederações, a venda de cervejas dentro dos estádios foi liberada mediante determinação da Fifa – a entidade máxima do futebol mundial tem uma importante fabricante do protudo como uma de suas patrocinadoras. Apesar do preço alto (chegou a R$ 12), a organização do torneio não registrou problemas de destaque neste quesito.