Ministério amplia idade para vacinação contra hepatite B

O governo, por meio do Ministério da Saúde, ampliou a faixa etária para vacinação contra hepatite B nos postos de saúde. Até o início deste ano, o Sistema Único de Saúde (Sus) oferecia a vacina para pessoas de até 29 anos e integrantes dos grupos de risco (profissionais da saúde, manicures e prostitutas), mas agora […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O governo, por meio do Ministério da Saúde, ampliou a faixa etária para vacinação contra hepatite B nos postos de saúde. Até o início deste ano, o Sistema Único de Saúde (Sus) oferecia a vacina para pessoas de até 29 anos e integrantes dos grupos de risco (profissionais da saúde, manicures e prostitutas), mas agora a população em geral pode receber a vacina até os 49 anos.

A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível, também transmitida pelo contato com sangue e materiais cortantes infectados e cerca de 2,3 milhões de brasileiros devem ter hepatite, 800 mil delas a tipo B.

Os postos não devem cobrar comprovação de idade para quem aparentar ter mais de 50 anos, o que, na prática, amplia ainda mais a faixa etária. Segundo Jarbas Barbosa, secretário de vigilância em saúde, o governo está pensando em uma eliminação futura da doença e, com o aumento da faixa etária, consegue cobrir toda a população onde há uma indicação bem evidente da vantagem da vacinação.

O governo deve divulgar as mudanças no dia mundial contra as hepatites virais, em 28 de julho.

Conteúdos relacionados