Mercadante diz que se governo local garantir infraestrutura nas escolas o MEC garante o resto

‘Estude, pois quem estuda escolhe o futuro e quem não estuda apenas pode vir a ser escolhido’ disse o Ministro da Educação na audiência pública sobre o tema, realizada em Campo Grande nesta sexta-feira (04), na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Aloísio Mercadante (PT), que ocupa a pasta no Governo Federal, garantiu também […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

‘Estude, pois quem estuda escolhe o futuro e quem não estuda apenas pode vir a ser escolhido’ disse o Ministro da Educação na audiência pública sobre o tema, realizada em Campo Grande nesta sexta-feira (04), na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Aloísio Mercadante (PT), que ocupa a pasta no Governo Federal, garantiu também que os royalties do Pré-Sal irão mudar a realidade do ensino no País e que por ora ele pode garantir todo suporte se a escola der infraestrutura.

“Haverá com os royalties um crescimento significativo dos investimentos em Educação no Brasil, com acréscimo de pelo menos R$ 360 bilhões nos próximos 20 anos. Fica difícil ainda mensurar quanto isso deve colaborar para Mato Grosso do Sul, mas deve potencializar investimentos para escolas de tempo integral, capacitação de professores e melhorias de infraestrutura”, falou Mercadante, antes da sua participação na Audiência Pública – Educação Pública Brasileira, conquistas e desafios, a respeito do aumento em até 25% no orçamento da pasta.

O Ministro da Educação também informou que irá conversar com a Secretária Estadual de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, para discutir a realidade local do ensino em Mato Grosso do Sul. Para Mercadante, o Governo Federal precisa trabalhar em parceria com políticas regionais. 

Evasão Escolar

Sobre o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2013, Mercadante ressaltou que houve 7,2 milhões de inscritos, sendo pessoas com alguma deficiência que irão fazer a prova. O Governo Federal vê o número como um sucesso, e ainda falou que o Ministério da Educação (MEC) tem trabalhado intensamente para reduzir a evasão escolar.

“O Pronatec que oferece cursos técnicos tem colaborado muito para manter o estudante em sala de aula assim como o Bolsa Família também é importante para reduzirmos a evasão. Já temos 47 mil escolas de tempo integral no Brasil e vamos ampliar essa quantidade. Preciso de apoio na infraestrutura para fornecer o resto, como por exemplo as refeições, capacitação dos professores e outros investimentos”, explicou o Ministro.

Conteúdos relacionados